Histórias não faltam em nosso bairro. Junto a essas histórias, o Méier carrega ícones inconfundíveis e que dão ao bairro particularidades especiais, diferentes de qualquer outro lugar da cidade.
Por isso, fizemos uma lista com 5 ícones especiais do nosso bairro:
1 – Jardim do Méier
O Jardim do Méier começou a ser urbanizado, em 1916, e foi projetado no lugar de uma antiga chácara desapropriada.
A área tem 13 mil metros quadrados e abriga o coreto de madeira mais antigo da cidade.
Sem dúvida, um dos locais mais famosos e conhecidos do bairro.
2 – Leão do Méier
Em 1889, o bairro recebeu de presente da instituição Lions Club uma imponente estátua de leão, no cruzamento da Rua Dias da Cruz com a Rua Hermengarda.
O símbolo ganhou força e a simpatia dos moradores ao longo dos anos e, hoje, é um dos ícones mais representativos do bairro.
3 – Basílica Imaculado Coração de Maria
Inaugurada em 1917, é uma das poucas igrejas do mundo em estilo neomourisco. A arquitetura, extremamente detalhada, atrai o olhar de todos que passam na região.
Em 1964, o Papa João XXIII concedeu à Igreja Imaculado Coração de Maria o título honorífico de Basílica Menor.
4 – Shopping do Méier
Aberto ao público em 1965, o empreendimento foi criado para reunir em um só local diversas opções de produtos para facilitar a compra dos clientes.
Na época, não existia empreendimentos com esse conceito e, por isso, o Shopping do Méier é considerado por muitos o primeiro shopping do Brasil.
5 – Imperator
O Imperator foi inaugurado em 1954, com o nome de Cine Imperator, sendo a maior sala de cinema da América Latina.
Em 1991, estreou como uma das mais importantes casas de espetáculo do país trazendo atrações de primeira linha, tanto nacionais como internacionais.
Reinaugurado em 12 de junho de 2012, como Centro Cultural João Nogueira, atingiu a marca de 1 milhão de visitantes, apenas em seu primeiro ano. Sem dúvida, um dos mais importantes espaços culturais da cidade.