Tudo começa no século XVII, quando o Méier era apenas uma fazenda de cana-de-açúcar e, em 1760, houve um desentendimento entre os jesuítas (que eram os donos da fazenda) e a coroa portuguesa, que acabou por expulsá-los do Rio de Janeiro.
A enorme fazenda foi dividida em três partes: Engenho Novo, Cachambi e São Cristóvão. Um grande amigo da família real, Augusto Duque Estrada Meyer, recebeu de presente parte dessas terras do imperador Pedro II.
Além de ser filho do comendador Miguel João Meyer (um dos homens mais ricos da cidade), Augusto era conhecido como “Camarista Meyer”, por ter livre acesso ao palácio imperial.
Devido ao seu sobrenome, a região ficou conhecida como “Meyer” e, posteriormente, foi ‘aportuguesado’ para Méier.
Fundação do Méier
Em 1879, o bairro foi cortado pelos trilhos da estrada de ferro e a data de inauguração da estação de trem ‘Parada do Meyer’ ficou conhecida também como a data de fundação do bairro: 13 de maio de 1889.
Após a inauguração, houve um grande aumento do desenvolvimento da região e ,a partir da década de 1950, aconteceu uma verdadeira explosão demográfica e comercial. (Foto: Arquivo Nacional PH.0.FOT.590/273)
O bairro nos dias de hoje
O Méier é um bairro bastante residencial mas, ao mesmo tempo, tem uma ampla rede de comércio e serviços disponíveis para o dia a dia dos moradores. Você encontra quase tudo na região.
Nos últimos anos, o bairro evoluiu bastante na qualidade de serviços oferecidos, resultado de uma percepção dos empresários em relação a grande demanda e poder de compra de quem vive na região.
Locais de destaque no bairro:
Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Um dos mais importantes centros culturais e casas de espetáculo da cidade fica no Méier. O Imperator Centro Cultural João Nogueira foi reaberto em 2012 e, apenas no primeiro ano, recebeu mais de um milhão de espectadores
Centenas de artistas nacionais e internacionais já se apresentaram na no palco do Imperator, tanto em show memoráveis como em peças que marcaram época.
No espaço também acontecem exposições, ações culturais, atividades para a qualidade de vida, além da presença de salas de cinema.
Shopping do Méier – Considerado o primeiro shopping do Brasil
Projetado pelo arquiteto João Henrique Rocha e aberto ao público em 1963, o Shopping do Méier para muitos é considerado o shopping mais antigo do país.
Nos dias de hoje, o Shopping do Méier vem se reinventando e atraindo marcas conceituadas para o espaço, na área de gastronomia, moda e beleza.
Jardim do Méier
Um dos mais importantes cartões postais do bairro, o Jardim do Méier é uma grande praça com área verde, brinquedos, teatrinho de bonecos e também abriga um dos poucos coretos de madeira da cidade, símbolo do bairro.
O Leão
Um verdadeiro símbolo da região, a estátua do Leão fica na principal rua do bairro, a rua Dias da Cruz, na esquina com a rua Hermengarda.
O leão foi instalado pela Lions Club, uma organização internacional, presente em diversos países, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades.
O leão foi adotado pelos moradores e, hoje, é um ícone marcante da região.
Basílica Imaculado Coração de Maria
Um marco arquitetônico do bairro, a basílica Imaculado Coração de Maria é uma das poucas igrejas no mundo em estilo neomourisco.
O título de basílica menor foi concedida a esta igreja, na rua Coração de Maria, pelo papa João XXIII.
Alto e Baixo Méier
O bairro tem dois polos gastronômicos conhecidos como Alto Méier e Baixo Méier.
São diversas opções próximas de bares e restaurantes que atraem não só moradores do bairro, como também pessoas de outras regiões.
Entre alguns dos estabelecimentos dos polos gastronômicos: Pappa Jack, Bar do Adão, Cometa Express, Vizinhando, Mané, KZA Gastrobar, Japinha Carioca, Sardinha, ente outros.
Galeria Oxford
A maior e mais famosa galeria do bairro.
No empreendimento é possível encontrar Moda, Salões de beleza, Cursos, Gastronomia, Informática, Acessórios, entre outros estilos de estabelecimento.
Hospital Salgado Filho
Um dos principais hospitais de emergência da cidade do Rio de Janeiro, o Salgado filho fica localizado na rua Arquias Cordeiro, 370 (em frente à estação de trem do bairro).
Localização
O Méier é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, tendo a rua 24 de maio como principal acesso para quem vem da Zona Sul.
Em dias de trânsito bom, é possível chegar de carro ao centro da cidade, em menos de 30 minutos.
O bairro tem fácil acesso à Linha Amarela, uma via expressa que cruza rapidamente uma parte da cidade, até à Barra da Tijuca.
Veja no mapa os detalhes da localidade:
O que você encontra no Méier nos dias de hoje:
-
- Shopping;
- A famosa galeria Oxford, com diversas opções de lojas;
- Casa de shows e espetáculos;
- Supermercados;
- Fórum;
- Bancos, Correios, Cartórios;
- Colégios, Creches e Cursos renomados;
- Polo gastronômico com diversidade de bares e restaurantes;
- Hospitais e clínicas;
- Amplo portfólio para a beleza, com salões e clínicas de estética;
- Academias modernas;
- Padarias conceituadas;
- Diversas opções de moda;
- Lojas de departamento;
- Entre muitas outras.
O que é o Grande Méier?
Deu-se esse nome para o conjunto de bairro que compõem a 13ª região administrativa da prefeitura, englobando os seguintes bairros: Méier, São Francisco Xavier, Sampaio, Rocha, Engenho de Dentro, Abolição, Cachambi, Maria da Graça, Del Castilho, Jacaré/Jacarezinho, Piedade, Encantado, Riachuelo, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Água Santa, Pilares e Quintino Bocaiuva.
Celebridades
O Grande Méier também foi o berço e casa de muitas celebridades, entre elas: Lima Barreto, Fátima Bernardes, Aracy de Almeida, Roberto Carlos, Luís Carlos Prestes, Mussum, Astrid Fontenelle, Latino, Samara Felippo, Adriana Esteves, Martinho da Vila, João Nogueira, Millôr Fernandes, Denise Fraga, Elza Soares, Sandra de Sá, entre muitos outros.