O projeto social Canto do Berimbau, comandado pelo mestre Euclides, tem 22 anos de história e, atualmente, transforma a vida de 30 pessoas, entre crianças, jovens e adultos ensinando a cidadania, através da capoeira, no armazém do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, e na Vila Olímpica do Encantado.
A proposta é estudar a cultura brasileira e praticar atividade física.
“O projeto mudou a vida das pessoas. O incentivo ao estudo fez com que 80% dos meus alunos fossem para a Universidade”, comenta o Mestre Euclides.
Além de fomentar a educação, o coletivo recebe crianças deficientes e auxilia na habilidade motora melhorando a qualidade de vida, como no caso do Matheus Neves, 16 anos, portador da Síndrome de Arnold Chiari, hidrocefalia e cegueira.
“O Matheus teve uma lesão no braço e na perna esquerda, por esse motivo é que ele está na capoeira, para exercitar o corpo”, explicou o pai de Matheus, senhor Valcimar. A capoeira também tem ajudado no controle do colesterol e no bem-estar do jovem.
A ótima notícia é que as vagas para participar do projeto estão abertas e as aulas acontecem às quartas-feiras, no armazém do estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, às 19h.
Na Vila Olímpica do Encantado, as aulas são terças e quintas, às 19h.
Mais informações no Instagram: @cantodoberimbau