O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta segunda-feira (01/06) a retomada gradual e responsável das atividades econômicas na cidade a partir desta terça-feira (02/06). Com total preocupação em preservar vidas, todas as seis fases do processo serão acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno, que atuará com muito diálogo e transparência. A decisão pela adoção desse planejamento foi unânime por parte do comitê médico-científico que assessora a Prefeitura.
Decreto de reabertura parcial e monitorada será publicado no DO desta terça-feira (02/06)
O decreto municipal que permite a reabertura será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (02/06) e o setor de serviços será o principal beneficiado nesta primeira fase.
O comércio de rua ainda não poderá abrir as portas, com exceção, por exemplo, de lojas de automóveis, móveis e decoração. As lanchonetes, bares e restaurantes continuam apenas no sistema delivery e take away. Cada fase de processo de reabertura tem previsão de duração de 15 dias.
Veja, abaixo, o que será permitido na Fase 1:
- atividades esportivas em centros de treinamento
- atividades esportivas nos calçadões
- atividade aquática individual no mar ( como natação ou surfe)
- celebrações em igrejas (com protocolo de desinfecção)
- lojas de móveis e decorações
- concessionárias de automóveis
Na primeira fase, não serão permitidas atividades na faixa de areia, incluindo o serviço de aluguel de barracas de praia ou aulas de esportes. Saunas e piscinas continuam proibidas.
Fonte e matéria completa: Prefeitura do Rio