Nesta sexta-feira (26/06), o prefeito Marcelo Crivella anunciou a autorização para a volta do comércio de rua na cidade. No decreto estão incluídos também os salões de beleza e barbearias.
Segundo à prefeitura, o retorno deverá obedecer regras mais rígidas, como a restrição dos horários de funcionamento e limite de atendimento aos clientes.
Regras para o comércio de rua:
– Funcionamento das 11h às 17h
– Lojas atendendo apenas 50% da capacidade
– Salões de beleza e barbearias devem operar com um terço da capacidade (proibidos serviços de recepção, de bebidas e comidas e atividades simultâneas no mesmo cliente)
As chamadas regras de ouro também deverão ser cumpridas: ambientes ventilados, higienizados e seguros para a população.
Veja a declaração do prefeito:
– O Comitê Científico decidiu que podemos antecipar para este sábado essas medidas da Fase 3, porque as curvas de contágio do novo coronavírus estão caindo. O número de óbitos de ontem no Rio foi de 36 a menos do que em 25 de junho do ano passado, quando não havia Covid. Isso mostra que estamos com nível de infecção bem menor. Precisamos continuar usando máscaras e higienizando as mãos, mas podemos retomar as atividades econômicas, porque precisamos manter os empregos e gerar trabalho e renda – explicou Crivella.