A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio inicia nesta segunda-feira (23/03) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.
A população em situação de rua também começa a ser vacinada nesta segunda. Para ampliar a cobertura, a SMS vai convidar médicos e enfermeiros da cidade para retirarem gratuitamente, nos 27 postos da vigilância em saúde, que serão divulgados, as doses da vacina para oferecer a parentes, vizinhos e pacientes. Além disso, idosos acima de 80 anos que tenham cadastro nas clínicas da família serão vacinados em domicílio.
A vacina estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até 15 de abril, além dos idosos, serão imunizados os profissionais de saúde. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 90% da população alvo da campanha na cidade sejam vacinadas, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas.
A campanha vai até 22 de maio. Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para três outros grupos: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.
Já no sábado 9 de maio, dia D de mobilização nacional – quando diversos postos volantes serão disponibilizados em toda a cidade – inicia a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.
Ao comparecer ao posto, solicita-se a apresentação da caderneta de vacinação, se disponível, especialmente no caso das crianças, para que o profissional de saúde verifique se há outras vacinas a serem colocadas em dia. Mesmo quem não tenha caderneta e faça parte dos grupos alvo poderá se vacinar. Pessoas com febre devem aguardar a melhora para tomar a vacina. Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.
Postos de vacinação no Méier e proximidades:
- PV CMS MILTON FONTES MAGARÃO – SUBSOLO
Av . Almaro Cavalcanti, 1387 - PV PRAÇA AGRIPINO GRIECO – Méier
- CF ERIVALDO FERNANDES NÓBREGA
Rua Rio Grande do Sul, 26 – Méier - PV IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Rua Adriano , 158 - PV IGREJA SÃO JOSÉ E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Av. Almaro Cavalcanti, 1761 - PV SEGUNDA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
Rua Adolfo Bergamini, 158 - PV CMS EDUARDO ARAÚJO VILHENA LEITE – NA ACADEMIA CARIOCA
Rua José dos Reis , 951 – Engenho de Dentro - PV CMS CARLOS GENTILLE DE MELO – ATRÁS DA UNIDADE
Rua Bicuíba, 181 ´Engenho de Dentro - PV CMS RODOLPHO ROCCO – NA ACADEMIA CARIOCA
Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho - PV CF BÁRBARA STARFIELD
Praça Augusto Monteiro (Rua Volta Grande) – Del Castilho - PV IGREJA DIVINO ESPÍRITO SANTO
Rua Cruz e Souza , 220 – Encantado - PV CMS ANTENOR NASCENTE
Rua Antenor Nascentes , 311 – Lins de Vasconcelos - FAETEC – AO LADO DA CLINICA DA FAMÍLIA IZABEL DOS SANTOS
- PV CF SÉRGIO NICOLAU AMIN
Praça da Confederação Suiça, s/n – Del Castilho
Fonte: Prefeitura do Rio e Associação de Moradores do Méier
Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com