Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa Social de Cáritas prepara uma festa natalina para a população que vive em situação de rua, na região do Méier e adjacências. O Natal Solidário será realizado no dia 14 de dezembro, das 8h às 14h30, no Jardim do Méier, com oferta de serviços e programação cultural. No próximo ano, o trabalho de atendimento a estas pessoas será ampliado com o início do funcionamento da Casa Transitória Fabiano, no Engenho Novo.
A estimativa é que pelo menos 350 pessoas sejam atendidas e possam desfrutar de banho, corte de cabelo, doação de roupas, emissão de documentos e assistência social. Tudo isso em meio a um almoço festivo, com música e apresentações circenses. As crianças ainda terão um momento especial: distribuição de brinquedos pelo Papai Noel. Quem quiser ser voluntário e ajudar, basta comparecer no dia do evento.
“O Natal é uma data especial, mas a confraternização não chega para quem vive nas ruas. Nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas a vivência deste momento, para que se sintam mais incluídas. Por isso, vamos além de uma ação comunitária: nossa proposta é uma festa, com direito a rabanadas, panetones e Papai Noel”, explica Layrton Vargas, presidente da Casa Social de Cáritas.
De acordo com o último levantamento oficial feito em 2016, mais de 14 mil pessoas vivem nas ruas do Rio de Janeiro. São pessoas em sua maioria do sexo masculino (82%), negras (67%) e com idade entre 25 e 44 anos (53%). Cerca de 70% exercem alguma atividade remunerada e apenas 15% sobrevivem pedindo dinheiro. Um dado que mostra a importância da criação de oportunidades para o resgate e ressocialização destas pessoas.
Para conhecer melhor o projeto acesse: http://www.casadecaritas.org.br/
Serviço
Natal Solidário
Data: 14/12, das 8h às 14h30
Local: Jardim do Méier
Mais informações e voluntariado: Denise Oliveira – (21) 99677-1993 / denisedojb@gmail.com