O estudante Gabriel Castilho, 17 anos,embarcou na última sexta-feira (5) para o Alabama, nos Estados Unidos. O morador do Cachambi vai representar o Brasil na Rover Challenge, uma das competições mais importantes organizada pela Nasa voltada para alunos do Ensino Médio.
Na Rover Challenge, estudantes do mundo inteiro propõem soluções para um veículo de exploração tripulado. O transporte deve ter estrutura suficiente para percorrer um trajeto que simula as condições de Marte. É preciso terminar o percurso em menos tempo, além de cumprir algumas tarefas no caminho, como fincar a bandeira do país na área de desembarque. Além do cronômetro, o custo total e as soluções de engenharia também contam pontos.
“A Nasa acredita que a geração que vai pisar em Marte é a que hoje está no Ensino Médio”, explica o professor de robótica Sérgio França. “Com a Rover Challenge a agência espacial americana pretende, além de fomentar o gosto pela ciência nos jovens, encontrar soluções para problemas enfrentados pelos seus próprios engenheiros”.
A competição é realizada em duplas mistas — um menino e uma menina formam uma equipe. Gabriel formará time com Ana Izecksohn, de 16 anos. Esta é a segunda vez que o aluno do colégio CEL disputa a competição. Em 2018, com outra parceira, o estudante ganhou o 1º lugar na categoria Jesco Von Puttkamer, dada aos veículos com a melhor solução logística. O objetivo este ano é alcançar a primeira colocação também na disputa pelo melhor tempo.
“Corrigimos alguns erros do ano passado. Passamos a utilizar um material mais leve na confecção do Rover — alumínio ao invés de barras de ferro, por exemplo”, detalha Gabriel Castilho. “A expectativa é que tenhamos um desempenho melhor do que no ano passado”.
A Rover Challenge acontece nos dias 12 e 13 de abril na icônica base espacial de Huntsville, no Alabama. A cidade já foi sede da Nasa e, hoje, abriga o Centro de Voos Espaciais George C. Marshall. A base foi responsável pelo desenvolvimento do projeto Apolo 11, encarregado do primeiro pouso na lua, em 1969.
Histórico de medalhas
O estudante Gabriel Castilho começou as aulas de robótica no colégio CEL NorteShopping quando ainda estava no 6º ano. Desde os 11 anos coleciona bons resultados em competições nacionais e internacionais.
Além do 1º lugar, em 2018, na categoria Jesco Von da Rover Challenger, Gabriel já ganhou prêmios na International Tournament Robotics (1º lugar na categoria Resgate) e na Latin American Robotics Competition (2º lugar na categoria Soccer Open).