Olá pessoal, hoje estamos lançando um quadro que mostra curiosidades do bairro, onde as ruas, praças, monumentos, hospitais e colégios são homenageados com nomes de pessoas que fizeram parte da história do país e do Méier.
Para começar esse post, vamos falar de Salgado Filho, mais precisamente Joaquim Pedro Salgado Filho, filho de Joaquim Pedro Salgado e de Maria Josefa Artayeta Palmeiro.
Gaúcho e advogado, nascido na cidade de Porto Alegre, Salgado Filho apoiou Getúlio Vargas na Revolução de 1930 e assim que o presidente foi eleito, ele foi nomeado delegado auxiliar de polícia, na capital federal.
Meses depois, assumiu a chefia da Polícia do Distrito Federal. Em abril de 1932, foi nomeado ministro do Trabalho, Indústria e Comércio em substituição a Lindolfo Collor, após a crise política que afastou diversos representantes gaúchos do governo federal.
Salgado Filho teve uma carreira política bem atuante, além da chefia da Polícia e ministro do trabalho, ele ainda foi deputado federal (1935-37), primeiro ministro da Aeronáutica (1941-45) e senador (1947 – 50). Seus feitos não foram só relacionados à carreira política. Salgado Filho também foi responsável pela criação do Correio Aéreo Nacional e da Escola de Aeronáutica, além da criação das bases aéreas nas cidades de Recife, Natal e Salvador.
Fontes: Wikipédia, Fundação Getúlio Vargas e Força Aérea Brasileira.