Olá, pessoal. Meu nome é Silvia Ibierssa e hoje começo a fazer parte do grupo de colunistas do Sou Méier.
Aqui na minha coluna, vocês poderão ler um pouco mais sobre a arquitetura do seu bairro, da sua loja e da sua casa!
Vou falar sobre a história da arquitetura do Méier, dar dicas para melhorar a nossa estrutura urbana e ainda dar alguns conselhos para quem mora em casa ou apartamento.
A coluna vai ter algumas dicas de como usar a arquitetura para economizar mais dentro de casa ou nos estabelecimentos comerciais.
Antes de começarmos, é bom se lembrar do seguinte: às vezes é preciso gastar para economizar. Ou seja, é preciso gastar dinheiro para ter uma economia a longo ou médio prazo.
A melhor dica de arquitetura que posso dar é: planeje desde o início
Se o ambiente ainda não foi construído, você têm chances maiores de economia, pois ainda é possível planejar uma construção consciente e sustentável.
Nas figuras abaixo, você pode ver como funcionam sistemas de aquecimento da água através de placas solares, e de reaproveitamento da água da chuva ou da máquina de lavar roupas para limpeza das áreas externas e no vaso sanitário.
Essas soluções podem ser projetadas com a casa e ajudam a diminuir as contas no futuro.
Outra coisa importante para pensar na hora do projeto é concentrar a localização de banheiros e cozinha numa mesma área, dessa maneira você vai gastar menos na hora de instalar a tubulação hidráulica necessária para construção.
Outras formas de economizar em casa
Após o ambiente construído, existem outras maneiras de economizar. Uma das mais simples é trocar os eletrodomésticos antigos por aparelhos mais novos e de eficiência A.
Trocar as lâmpadas comuns pelas de LED também pode ser uma solução.
Essas lâmpadas novas são mais caras, mas gastam menos energia para emitir a mesma eficiência luminosa.
Além disso, elas duram em média 50.000 horas, enquanto as fluorescentes compactas duram 6.000, fluorescentes tubulares 7.000, e as halógenas apenas 3.000 horas.
Em edifícios multifamiliares é importante ter hidrômetros individuais. Isso faz com que cada apartamento controle melhor seu uso de água.
Renovação das instalações elétricas e hidráulicas
Outra dica importante é aproveitar reformas para renovar as instalações elétricas e hidráulicas.
Além disso, a impermeabilização também precisa ser renovada com o tempo. Fique ligado, é muito comum se trocar somente o revestimento dos ambientes para economizar na obra, mas muitas vezes o risco de um vazamento ou curto circuito acontecer aumenta após o fim das reformas.
Por hoje é isso pessoal, espero que as dicas ajudem vocês a economizar e guardar um dinheirinho.
E fiquem ligados nas colunas para conhecer melhor o seu bairro, as lojas que vocês frequentam ou melhorar suas residências.
Para a conversa ficar mais legal, comentem abaixo ou enviem um e-mail sobre as colunas e falem de temas que vocês gostariam de ler aqui.
Pode ser um detalhe de decoração ou até mesmo a construção de novos elementos urbanos que melhorem o bairro.
Para conhecer mais sobre a CroquiArq, acesse nosso site e acompanhe também nosso blog.