Na segunda metade do século XIX, a região do Engenho de Dentro não tinha uma significativa área residencial ou comercial. No local, existia uma pequena fábrica de aguardente e açúcar.
Com o crescimento da malha ferroviária, a estrada de ferro Dom Pedro II precisava de um terreno para instalar as oficinas de manutenção para os trens e, devido às propícias condições, a região do Engenho de Dentro foi escolhida para abrigar o complexo de oficinas.
Em 1871, a sede da oficina já estava pronta para realizar os trabalhos de reparação. O complexo podia atender a um tráfego correspondente a 4.000 km de vias férreas, realizado por 700 locomotivas e 5.000 carros de passageiros e vagões, sendo considerado o maior da América Latina, na época.
Hoje, o prédio histórico abriga a Nave do Conhecimento e o Museu Olímpico e Paralímpico, na Rua Arquias Cordeiro 1516.
Com informações do Trilhos do Rio | Foto: Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_00590_217