No mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a campanha ‘Teste, trate, viva melhor’, com ações e atividades de conscientização e orientação nas unidades de saúde da rede municipal de saúde. A campanha irá marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1° de dezembro.
Confira a programação do CAP 3.2
- CMS Cesar Pernetta: no dia 1º, sala de espera, oferta de colpocitológico e distribuição de informativos e preservativos. No dia 2, divulgação de informações sobre HIV/DST no território e distribuição de folders. No dia 3, será realizada uma palestra no grupo de tabagismo e oferta de exames. Já o dia 4 contará com salas de espera, rodas de conversa sobre mitos e verdades do HIV e oferta de exames.
- CMS Anthenor Nascente: no dia 1º, roda de conversa com os jovens do território. No dia 4, roda de conversa com gestantes.
- CF Anthídio Dias da Silveira: no dia 3, atividades com equipamentos locais sobre a temática e coleta de sangue.
- CF Cabo Edney Canazaro de Oliveira: no dia 1º, atividades extramuro com divulgação de informações em salões de beleza e empresas no entorno da unidade.
- CF Emygdio Alves Costa Filho: nos dias 2 e 3, salas de espera na clinica e divulgação no território. No dia 4, evento de encerramento da campanha no grupo de planejamento familiar, incluindo salas de espera.
- CF Carioca: no dia 1º, divulgação de orientações sobre a campanha, com entrega de informativos e preservativos. No dia 2, aula de dança e alongamento. Já no dia 4, caminhada da unidade até o metrô de Triagem com cartazes e informativos e entrega de preservativos.
- CF Sérgio Nicolau Amin: no dia 1º, caminhada na comunidade do Guarda com sensibilização e orientações. No dia 2, atividade na Academia Carioca com o tema “Prevenção de DST/ Aids”. Já no dia 4, roda de conversa e dinâmica com usuários da Academia Carioca sobre o tema sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
- CF Izabel dos Santos: no dia 1º, ação no território com coleta de exames de sífilis e HIV, divulgação de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. No dia 3, ação na comunidade Dois de Maio com coleta de exames de sífilis e HIV e atividades educativas sobre DST’s, saúde da mulher e saúde do homem.
- CMS Ariadne Lopes de Menezes: no dia 1º, sala de espera com a participação dos profissionais do NASF e atividades voltadas para os alunos da Academia Carioca. No dia 2, sala de espera, visitas domiciliares com incentivo aos usuários que compareçam à unidade para realizar os testes.
- CMS Milton Fontes Magarão: nos dia 3 e 4, roda de conversa e dinâmica com os usuários da Academia Carioca sobre o tema sexualidade, DST’s e Aids.
- CMS Renato Rocco: no dia 1º, caminhada para divulgação da campanha.
- CMS Tia Alice: nos dias 1º e 2, atividades educativas no território com realização de coleta. No dia 3, grupo de adolescentes com foco na prevenção de infecções sexualmente transmitidas. No dia 4, educação em saúde na estação do metrô de Triagem e coleta de exames.
- CMS Rodolpho Rocco: no dia 1º, roda de conversa com profissionais das casas noturnas do território.
- CF Anna Nery: até o dia 4, serão realizadas salas de espera durante os horários de maior movimentação de usuários na unidade.
- CMS Prof. Antenor Nascentes: no dia 1º, roda de conversa com os jovens do território, no dia 2 sala de espera com o tema DST/HIV com entrega de foolder e realização de roda de conversa com o grupo de convivência da Unidade. No dia 3, haverá uma roda de conversa com todos os profissionais da Unidade sobre DST/HIV. Já no dia 4, será o encerramento da semana com roda de conversa com as gestantes e também no grupo de Tabagismo. Em todos os dias o CMS falará da campanha e oferecerá a coleta para detecção de sífilis e HIV.