Quem mora ou frequenta o Méier, sem dúvida, conhece essa fachada. Um dos mais tradicionais colégios do bairro, o Hélio Alonso, está no mesmo endereço, desde 1977, tendo formado milhares de alunos na unidade.
Mas você sabe quem foi Hélio Alonso?
De origem humilde e muito determinado, o jovem Hélio Alonso despertou logo cedo o interesse pelos estudos na área educacional e do direito, cursando, ao mesmo tempo, Letras Clássicas, na PUC, e Direito na Faculdade Nacional de Direito.
A vocação para o magistério falava alto e, em 1954, Hélio Alonso fundou um dos primeiros cursos pré-vestibulares do Brasil. O que começou informalmente, com uma pequena turma de 12 alunos aprovados, se transformou, ao longo do tempo, na aprovação de 70 mil candidatos nos vestibulares cariocas.
O sucesso levou o Professor Hélio Alonso a criar, em 1970, o Colégio Hélio Alonso, em Botafogo.
Em 1971, havia poucas vagas nas universidades públicas para atender à demanda. Então, democratizando o ensino de comunicação no Rio, o prof. Hélio Alonso cria a primeira faculdade particular de Comunicação do Brasil: as Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA.
Em 1977, o Prof. Ernesto Marrecas procura o Prof. Hélio Alonso e propõe a compra do tradicional Colégio Dois de Dezembro, no Méier, pois, por questões familiares, se encontrava impossibilitado continuar o projeto.
No dia 02 de maio de 1977, o Colégio 2 de Dezembro passa a pertencer à OHAEC, e em 21 de setembro de 1977, passa ter o mesmo nome do Colégio de Botafogo, nascendo assim o Colégio Hélio Alonso – unidade Méier.
O Colégio do Méier prosperou e chegou a ter cerca de 1300 alunos, incluindo toda a Educação Básica, a formação de Professores e o pré-vestibular.
O colégio Hélio Alonso fica na Rua Lucídio Lago, 427 – Méier.
Com informações do Colégio Hélio Alonso