A White Martins e o Shopping Nova América se unem para ajudar crianças de baixa renda e com deficiência, lançando este mês (janeiro) a campanha pela arrecadação de anéis de lata. A ação mobilizará frequentadores, funcionários e colaboradores da White Martins para esta corrente de solidariedade, que possibilitará a troca de anéis de lata de bebidas por cadeiras de rodas especiais.
Além de contribuir para preservação do meio ambiente, a iniciativa vai proporcionar mais mobilidade às pessoas beneficiadas e incentivar o engajamento da sociedade. A coleta é feita por meio de garrafas pet de 2 litros: 770 garrafas pet cheias correspondem a uma cadeira de rodas para uma criança, que será selecionada pela One by One, ONG voltada para inclusão social de crianças de baixa renda com deficiência.
Todas as unidades da White Martins farão a arrecadação e haverá um ponto de coleta na loja sustentável situada no primeiro piso do Shopping Nova América. A campanha permanece a todo vapor durante o ano inteiro.
“Ao longo dos anos, pudemos ver um aumento significativo na participação de nossos colaboradores para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Estamos muito felizes com esta nova parceria e certos de que esta campanha atingirá cada vez mais pessoas, expandindo a nossa cadeia de valor”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Diversidade da White Martins, Mariana Simões.
A ideia de juntar anéis de lata para trocar por cadeiras de rodas surgiu com um pequeno grupo de funcionários da White Martins, em 2011, e virou tradição na empresa. A mobilização já superou mais de 5 milhões de anéis de lata, que foram trocados por 16 cadeiras de rodas doadas a creches, hospitais e lares de idosos.
Por meio do trabalho desenvolvido, as seguintes instituições já foram beneficiadas com doações de cadeiras de rodas: Ação Cristã Vicente Moretti, Lar Maria de Lourdes, Hospital Mário Kröeff, Instituição de Apoio a Criança Especial (INACRE), Instituto Amparo Thereza Cristina, Lar de Frei Luiz e Fundação Amélia Dias de Assistência ao Menor e Adolescente com Necessidades Especiais, Lar de Idosos Froein Farain, no Rio de Janeiro, e o Hospital Nossa Senhora das Mercês, em São João Del Rey (MG).
Segundo Thaminne Cerqueira, gerente de marketing do Nova América, “é gratificante ver que um resíduo que iria para o lixo pode melhorar a qualidade de vida de alguém. Um pequeno lacre que faz uma grande diferença na vida de muita gente. Ver a transformação das pessoas, saber que podemos dar para o mundo um olhar diferente do que herdamos, e ver o sorriso no rosto da pessoa atendida é a melhor recompensa”, afirma Thaminne.