O muro da Escola Municipal Francisco Jobim, na rua Adriano, recebeu uma bonita homenagem do projeto Negro Muro a uma importante personagem de nossa história.
Antonieta de Barros nasceu, em 1901, e se tornou a primeira mulher negra a assumir o cargo de deputada no Brasil.
Antonieta também foi professora, jornalista e escritora destacando-se pela coragem de expressar suas ideias, em um período histórico onde as mulheres não tinham liberdade de expressão.
Fundou e dirigiu o jornal A Semana, entre os anos de 1922 e 1927. Através de suas crônicas, veiculava suas ideias ligadas às questões da educação, dos desmandos políticos, da condição feminina e do preconceito.
Em 19 de julho de 1937, Antonieta presidiu a Sessão da Assembleia Legislativa e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência de uma assembleia no Brasil.
Autora da lei estadual nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar no estado de Santa Catarina, Antonieta também foi responsável por outras leis importantes, como: concessões de bolsas de cursos superiores para alunos carentes e concursos para o magistério.
Artista: Cazé Arte
Com informações do Negro Muro e Wikipedia