A plataforma colaborativa foi criada para que qualquer pessoa possa sugerir e criar soluções para melhorar o bairro
Através de encontros presenciais marcados pela sua página no Facebook, a rede Méier+ reúne seus colaboradores e/ou membros (termos que não são utilizados pelo grupo, já que não existe uma organização formal de gerenciamento, todos, sem exceção, podem fazer parte da rede) para a pauta semanal, que nos últimos três encontros aconteceu no terraço do Imperator.
Como não existe uma hierarquia de comando, qualquer pessoa pode entrar no grupo e apresentar uma ideia ou relatar um problema. O que existe é uma organização no processo de escolha do problema que será colocado em pauta naquela semana.
O processo funciona da seguinte maneira:
- Você envia seu problema ou ideia pelo formulário;
- É feita uma votação aberta com todas as ideias/problemas dentro do grupo;
- A ideia/problema com maior número de votos é colocada em pauta para a reunião presencial;
- Na reunião presencial é escolhido um grupo que irá ficar responsável pela missão de colocar a ideia em prática ou de resolver o problema em questão;
- Em cada reunião semanal é apresentado o andamento de cada missão.
Esse processo não impede uma pessoa participar de mais de uma missão ou de sugerir novas ideias para o bairro. Os criadores da rede afirmam que o intuito da plataforma é fomentar a participação de qualquer pessoa interessada em propor soluções para o Méier, não criando barreiras de hierarquia ou de classe.
Quem quiser conhecer o Méier+, basta entrar no grupo aberto que eles criaram no Facebook ou preencher o formulário no site.