Mostra interativa em homenagem aos 450 anos do Rio encerra no domingo (19/7) e já recebeu mais de 14 mil visitantes
A diversidade que compõe o Rio de Janeiro é tema da exposição “Retratos Cariocas”, que permanece no Imperator – Centro Cultural João Nogueira só até domingo (19/7). A exposição, que tem curadoria do artista visual Luciano Cian, ocupa o segundo andar do centro cultural, no Méier, e desvenda a verdadeira alma carioca através de uma homenagem aos moradores da cidade.
“Falar do Rio e mostrar suas belezas naturais seria repetitivo. A nossa ideia foi focar nos habitantes, de forma atraente, sensorial e que reflita o comportamento e o estilo de vida do carioca”, destaca Luciano
Homenagear o Rio não é muito difícil. Basta apontar uma câmera para o morro, para a praia, para a floresta, o botequim e tudo o que faz parte desse cenário. O povo tupinambá se misturou com europeus, holandeses e todos os tipos de estrangeiros, fazendo surgir um povo tão fotogênico quanto sua paisagem: o carioca
Os participantes da exposição, entre anônimos e famosos, de diversas idades, profissões e bairros da cidade, com uma boa parte do Méier, tiveram partes de suas histórias e da cidade registradas por uma equipe de vídeo em estúdio. Os depoimentos, que vão de histórias corriqueiras e declarações de amor à cidade, são reproduzidos em instalações de áudio e vídeo no maior centro de artes da Zona Norte. Os perfis selecionados representam a mistura que define o carioca. Do carioca da gema ao carioca de São Paulo, o carioca da Zona Norte, da Zona Sul, da Alemanha, da comunidade, entre outros.
Na sala principal, cinco projetores geram dezenas de depoimentos, como um painel vivo de aproximadamente 15 metros. O espaço é ambientado por sons captados em locais de fácil identificação do público como o Centro da cidade, o metrô e a Feira de São Cristóvão.
E o público ainda interage com a exposição gravando vídeos respondendo a pergunta “Ser Carioca É?”. Ao postar no Instagram com a hashtag #retratoscariocas, as melhores respostas condizentes ao tema podem ajudar a compor a exposição, exibidas em uma TV de 50’ em um dos espaços.
SOBRE LUCIANO CIAN
Publicitário e designer, Luciano Cian começou a trabalhar com vídeo ainda na universidade, onde participou do grupo de alunos que implementou a TV Estácio. Com passagens por câmera, edição, cenografia, direção de arte e motions graphics, estreou na direção com o curta-metragem So Beautiful, premiado no Festival de Vídeo de tubarão, em Santa Catarina. Desde então, dirige videoclipes, comerciais, vídeos institucionais, animações e atua como VJ.
Em 2007 foi um dos vencedores do Festival Vivo Cinema com o curta Pipoca, captado e editado com aparelho celular. Em 2009 venceu o Pitching do canal GNT com o programa Fora de Casa, série de 13 mini bio documentários gravados em 13 países. Em 2012 fez a direção de vídeo da turnê da banda Los Hermanos, onde misturou captação em tempo real, clipes e animações. Ainda faz parte do Fuso Coletivo, coletivo de artes visuais voltado para a intervenção urbana e atualmente desenvolve trabalhos gráficos, editoriais, vídeos e artes visuais.
Última semana da exposição Retratos Cariocas no Imperator
DATA: até o dia 19/07
LOCAL: Imperator
ENDEREÇO: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
HORÁRIOS: Segunda a sexta: 13h às 22h // Sábado e domingo: 10h às 22h
INGRESSOS: Entrada franca
CLASSIFICAÇÃO: Livre