Tardes de Ciência no Imperator

tardes de ciencia

Nos sábados 07, 14 e 21 de dezembro, o Imperator vai promover atividades que ajudarão os participantes a tirarem dúvidas sobre temas de Física e Saúde.

Os encontros serão gratuitos, das 13h30 às 14h30. As atividades serão coordenadas pela doutoranda em física pela UFRJ, Camila Manni Dias do Amaral, com apoio do Instituto de Física da UFRJ.

Sábado (07 de dezembro), das 13h30 às 14h30: Mitos e verdades: O Que Sabemos Sobre Vacinas?

Público-alvo: Todas as idades

Mitos e verdades parciais têm sido compartilhados com força de verdade científica ultimamente. Doenças que haviam sido erradicadas voltam a preocupar a população do Brasil e do mundo. Essa atividade explicará como é o processo de formulação das vacinas, de imunização e sobre como as vacinas atuam no nosso corpo, explicando a origem de alguns mitos que cercam o assunto.

Palestrante: Mariana Manni

Graduação em Farmácia, com ênfase em Educação em Saúde e especialização em Divulgação e Comunicação Científica (Fiocruz). Interesse em medicina tradicional e popular, com cursos de fitoterapia (SUS) e plantas medicinais (UFRJ).

Sábado (14 de dezembro), das 13h30 às 14h30 – Oficina de Circuitos Elétricos

Público-alvo: Exclusivamente crianças (a partir de 6 anos) e adolescentes

Essa é uma parceria com o projeto “Tem Menina no Circuito”, coordenado por professoras do Instituto de Física da UFRJ, que promove oficinas de eletrônica em papel e massinha de modelar para crianças e adolescentes.

Coordenadoras do Projeto “Tem Menina no Circuito”
Elis Helena de C. P. Sinnecker – Doutora em Física (UNICAMP) e professora associada do Instituto de Física da UFRJ.
Thereza Cristina de Lacerda Paiva – Doutora em Física (UFF) e professora titular do Instituto de Física da UFRJ.

Sábado (21 de dezembro), das 13h30 às 14h30 – As Cores, a Luz e a Visão

Público-alvo: Todas as idades

Essa atividade é uma parceria com o Laboratório Didático do Instituto de Física (LADIF) da UFRJ e nela os participantes terão contatos com alguns experimentos de ótica que envolvem cores, visão e problemas de visão como miopia e hipermetropia. Os experimentos sobre cores mostram fenômenos ópticos como a dispersão e reflexão, possibilitando a compreensão de fenômenos observados no dia a dia, como a formação de arco-íris. Com os experimentos sobre visão, os participantes vão aprender mais sobre a anatomia do olho humano, problemas de visão e as lentes que corrigem esses problemas.

Coordenadoras do LADIF
Elis Helena de C. P. Sinnecker – Doutora em Física (UNICAMP) e professora associada do Instituto de Física da UFRJ.
Miriam Mendes Gandelman – Doutora em Física (CBPF) e professora associada do Instituto de Física da UFRJ.

Com informações do Imperator

In this article