A Orquestra Republicana, formada por 9 craques de diversos grupos de samba e choro do Rio de Janeiro, comandou a gafieira, aos sábados, no salão do Clube dos Democráticos por 8 anos. A estréia foi em 2005, no dia 19 de fevereiro, que por coincidência foi a data da primeira constituição Republicana no Brasil, e lá se vão 9 anos de sucesso absoluto, mais de 80 mil pessoas passaram por lá. Lançou o cd Orquestra Republicana – ao vivo na lapa, que já vendeu mais de 4 mil unidades no baile. Em 2015 está fechando repertório para o segundo cd.
Porque Republicana?
Foi criada no Clube dos Democráticos, que teve atuação marcante nas campanhas Abolicionista e Republicana. Seus salões eram usados pelos Republicanos para reuniões, que viriam a derrubar o Império, e por incrível que pareça Dom Pedro II era sócio do clube.
No repertório, Pixinguinha, Aldir Blanc, Djavan, Jackson do Pandeiro, Zeca Pagodinho, Jacob do Bandolim, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Jorge bem jor, Paulinho da Viola, Geraldo Pereira, Ernesto Nazareth, Adorinan Barbosa, Germano Matias, Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, entre outros, além de composições próprias.
Serviço
Orquestra Imperial no Sesc
Dia 18/09, sexta-feira, às 20h
Entrada franca
Av. Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro
(21)3822-4830