Há mais de três anos em cartaz e com 200 mil espectadores na bagagem, espetáculo faz curta temporada, no Teatro Imperator, no Méier, em dezembro
Há mais de três anos em cartaz, a premiada peça, “Gonzagão – A Lenda”, chega pela primeira vez à Zona Norte do Rio de Janeiro, patrocinada pela Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco. Com texto e direção de João Falcão, o musical em homenagem ao grande ícone da cultura brasileira, Luiz Gonzaga, faz curtíssima temporada no Teatro Imperator, no Méier, de 4 a 13 de dezembro, de sexta a domingo. Em cena, nove atores se revezam no palco fazendo uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. A direção musical é de Alexandre Elias.
Luiz Gonzaga, assim como tantos artistas, teve de deixar sua cidade natal, Exu, em Pernambuco, para galgar os degraus da fama. Legítima voz do povo nordestino soube com o seu talento traduzir em voz, verso e nos baixos de sua sanfona as alegrias e tristezas do seu povo e de sua terra. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens biográficas que não convergem, onde realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem. “É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em dois de agosto de 1989, e cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.
Para contar essa história, então, João imaginou uma trupe teatral chamada “Barca dos corações partidos”, que narra a lenda do rei Luiz, remetendo-se a um distante século 20. Sob a poeira das décadas, com muita poesia, humor e emoção a tal lenda é “cantada” em primeira pessoa pelo próprio Gonzagão, vivido em grande parte pelo ator Marcelo Mimoso. O repertório é vasto e conta com cerca de 40 músicas, como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”, tocadas ao vivo por quatro instrumentistas. Larissa Luz, única mulher do grupo, interpreta as mulheres da vida de Luiz Gonzaga.
Com um público estimado de mais de 200 mil espectadores, diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo do autor e diretor João Falcão foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e o prêmio Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo. Gonzagão – A Lenda também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.
Musical ‘Gonzagão – A Lenda’
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – RJ)
Informações: (21) 2597-3897
Data das apresentações: De 4 a 13 de dezembro de 2015
Horários: sex e sáb: 21 horas / Domingo: 19 horas
Site de venda: www.ingresso.com
Valor do Ingresso: R$ 40,00 | Meia entrada R$ 20,00
Classificação indicativa: 12 anos
Duração do espetáculo: 90 min