A Razão Inversa (Do Quadrado da Distância) por Fuso Coletivo
Atração e repulsão. Assim como a definição de magnetismo – que dá título à obra -, o painel fotográfico apresentado pelo Fuso Coletivo lança um holofote sobre as discussões e desentendimentos tão pungentes no cenário político-social dos dias atuais. Essa dicotomia – hoje classificada como polarização – mostra uma sociedade dividida pelas mais diversas questões, revelando a nossa fraqueza em aceitar outros pensamentos ao restringir os diálogos a uma grande “batalha” de ideais.
Assim como os painéis pintados nos séculos passados para retratar conflitos bélicos, A Razão Inversa (do Quadrado da Distância) aborda o assunto como uma batalha, mas utiliza um humor sarcástico para provocar e instigar, sugerindo uma reflexão sobre nossa incapacidade em lidar com as diferenças. As ações, protagonizadas pelos próprios artistas, apresentam divergências de pensamento por meio de representações monolíticas. Estereótipos que sugerem uma renúncia ao pensamento e que reduzem a complexidade dos fatos.
SOBRE O FUSO COLETIVO
Formado por Artur Kjá e Luciano Cian, o Fuso Coletivo é uma proposta de interação com diversas plataformas e linguagens artísticas. Iniciado em 2008, o coletivo teve seu primeiro trabalho contemplado com o Prêmio Interferências Urbanas com a performance Malabares. Misturando irreverência e crítica social, a dupla utiliza principalmente o espaço urbano como cenário expositivo de suas ações. Ao longo dos 7 anos de atividade, o coletivo participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior.
Intervenção: A Razão Inversa (Do Quadrado da Distância) por Fuso Coletivo
Dia(s): 05/10/2015 – Segunda: 18h
Local: Galeria de entrada do Imperator
Visitação: de 05.10.15 a 10.01.16
Classificação: Livre
Entrada franca