Pode até parecer exagero para alguns, mas para os roqueiros, não tem dia mais sagrado no ano do que 13 de julho. É nele que se comemora o Dia Mundial do Rock! E nada mais apropriado do que celebrar a data em um dos locais mais significativos para o rock do Rio e do Brasil, o Imperator.
Acostumada a receber a juventude roqueira dos anos 50 e 60 e multidões nos anos 90 para shows de bandas como Slayer, Megadeth e Suicidal Tendencies, essa casa lendária do Méier possui uma história que se confunde com a própria história do gênero. E no Dia Mundial do Rock três bandas do cenário independente do rock carioca foram escaladas para fazer a festa: Autoramas, Beach Combers e Facção Caipira.
O Autoramas é uma das principais bandas na cena musical independente brasileira. O grupo, que possui quase 20 anos de estrada, mistura rock dos anos 60, New Wave, Jovem Guarda, com muita energia, melodias e refrões inspirados. No currículo, turnês pela Europa, América Latina, EUA e até Japão. Em 2015, a banda estreou uma nova formação, que conta com 3 grandes nomes do rock brasileiro: Érika Martins (ex- banda Penélope, que desde 2004 está em carreira solo), Fred (ex-Raimundos) e Melvin (ex-Carbona).
Os Beach Combers não são exatamente um tipo comum de trio. São a surf music elevada à enésima potência. Bernar Gomma (guitarra), Guzz The Fuzz (baixo) e Lucas Leão (bateria) surfam sem medo na onda instrumental, mesclando o som das guitarras magnéticas da surf music à trip lisérgica de garagem dos anos 60. Formada em 2009, a banda traz na bagagem 3 álbuns e mais de 600 shows pelo país.
Uma banda que sabe tocar e um vocalista que sabe cantar
Pode parecer óbvio, mas foi assim que um amigo se referiu à Facção Caipira em sua primeira audição. E faz todo sentido. O quarteto composto por Jan Santoro, Daniel Leon, Vinicius Camara e Renan Carrico faz muito bem feito o que se propõe a fazer, um blues pra lá de rock n’ roll, que bebe com destreza nas raízes blueseiras do Mississipi, Chicago, Louisiana e também do rhythm and blues britânico dos anos 60.
Além das três bandas, o evento também terá a participação, na abertura e nos intervalos, de uma lenda do rock nacional, o DJ José Roberto Mahr.
Dia Mundial do Rock no Imperator
13/07 – 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação 16 anos
Realização: Rio Novo Rock e Natureza Produções
Promoção: Rádio Cidade 102,9
Bilheteria Imperator: terças e quartas, das 13h às 20h; quintas e sextas, das 13h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; e domingos, das 10h às 19h30