Quem vê a modernidade do Nova América, nos dias de hoje, talvez não saiba que o mesmo prédio, onde está localizado o shopping, teve uma função bem diferente no passado.
No ano de 1925, era inaugurada a Companhia de tecidos Nova América, exatamente no mesmo empreendimento com a famosa chaminé de tijolinhos, no lado de fora da instalação. Em um ambiente de progresso, a fábrica se desenvolveu e se transformou em uma das maiores e mais tradicionais do país.
Depois de um longo período, em 1991, a companhia de tecidos foi transferida para a unidade de fonte limpa, em Duque de Caxias, e as instalações foram desativadas, em Del Castilho.
Não passou muito tempo, após a saída da companhia, para que o excelente espaço ganhasse vida novamente. Em 1995, nascia o Shopping Nova América preservando a arquitetura original da fábrica, em estilo inglês do início do século.
Em 2002, o Shopping inova transformando uma de suas praças de alimentação em um pedacinho da Lapa, com diversos restaurantes a céu aberto que recebeu o nome de Rua do Rio.
Em 2014, aconteceu uma grande expansão e o shopping se transformou em um centro integrado de lazer, serviços, negócios, educação e compras.
Hoje, além do shopping, o complexo do Nova América abriga três torres comerciais, três lajes corporativas e dois hotéis.
Com informações do Shopping Nova América / Fotos: divulgação Shopping Nova América