Se você é morador ou frequentador mais antigo do Grande Méier, com certeza, vai se identificar com essa lista que deixou saudades.
1 – Cine Paratodos
A nossa foto de destaque mostra a inauguração do Paratodos, no dia 10 de outubro de 1935. O cinema ficava na Rua Arquias Cordeiro e traz ótimas lembranças para quem viveu essa época maravilhosa.
Foto: Photo-Studio Huberti. Arquivo Nacional. Fundo Família Ferrez. BR_RJANRIO_FF_FMF_6_3_0_3_2
2 – Mesbla
Sem dúvida, uma das lojas mais lembradas e amadas pelos moradores do bairro. A Mesbla marcou tanto a região que, até hoje, em conversas sobre o passado, o estabelecimento é lembrado com carinho e saudosismo. Uma curiosidade é que o condomínio, no mesmo local onde era a loja, continua com o nome Mesbla.
3 – Sloper
Uma loja completa que vendia vestuário, cosméticos, acessórios, cama, mesa, banho, decoração e, com certeza, fazia muito sucesso no bairro.
4 – Don Chopp
O Don Chopp ficava ao lado do Jardim do Méier e marcou época pelos festivais de música, inclusive de Rock n’ Roll. Na casa, existia um palco onde bandas independentes se apresentavam e atraía muitos jovens ligados em música ou em busca de um ambiente diferente para curtir à noite.
5 – Sendas no Jardim do Méier
No exato local onde está o Pronto Atendimento da Unimed, ao lado do Jardim do Méier, existia uma unidade da Sendas. O estabelecimento deixou saudade para quem mora nas redondezas, já que estava em um ponto estratégico, sem muitas outras opções de mercado próximas. Realmente, facilitava muito para quem precisava fazer compras e não queria ir em locais distantes.
6 – Cobal do Méier
Esse merece um grande destaque, pelas ótimas lembranças que traz. A Cobal do Méier ficava no local do moderno prédio do Fórum do Méier. Além das barracas de frutas, peixes e outros alimentos, o espaço era lembrado pelas flores que alegravam e perfumavam todo o ambiente.
Foto: Arquivo Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FOT_EVE_07900_007
7 – Lojas Americanas da Rua Frederico Méier
Um ícone da região, essa unidade das Lojas Americanas tinha até escada rolante, além de ligar a Rua Frederico Méier até a Rua Arquias Cordeiro em sua extensão.
8 – Casa do Bacalhau
Um dos restaurantes mais tradicionais e famosos do bairro fechou as portas em 2022. Com certeza, a Casa do Bacalhau deixou muitos moradores órfãos de seus pratos e dos famosos bolinhos de bacalhau.
9 – The Lost Boys
Se você não lembra, talvez você não fosse criança nos anos 80 e 90, aqui no bairro. A The Lost Boys era uma locadora de games, na Rua Carolina Méier, e arrastava centenas de pessoas não só para alugar as fitas, mas também para jogar no local. Um clássico!
10 – El Turf
Quem curtiu, curtiu. Febre dos adolescentes nos anos 90, o El Turfe, no NorteShopping, tinha a pista de dança sempre lotada, rolando vários passinhos e som de boys band da época.
11 – Cine Art Méier
Um clássico, em frente à Praça Agripino Grieco. O cinema era point certo da juventude do bairro.
12 – Boate Gargalo
Sempre lembrada pelos moradores mais antigos do bairro, a Gargalo ficava no Shopping do Méier e, com certeza, marcou seu lugar no coração da vizinhança.
Curtiu? Conta para a gente o estabelecimento que você sente saudade aqui na região!