Abrir uma franquia no Méier RJ é o sonho de muitas pessoas que pretendem conquistar a independência financeira ou desejam ter uma renda extra para garantir um futuro mais tranquilo.
Apesar de ser uma boa estratégia, antes de abrir uma franquia no bairro é importante analisar alguns fatores que ajudarão na escolha certa do tipo de negócio.
O que eu preciso saber antes de abrir uma franquia no Méier?
O Ponto do seu estabelecimento
O ponto merece um destaque especial, porque muitas vezes não é visto como um fator fundamental para o sucesso do negócio no bairro.
Nestes anos lidando com diversos empreendedores na região, não é difícil lembrar de lojas que, mesmo tendo qualidade, foram prejudicadas pela localização e fecharam as portas.
O empreendedor deve saber que estar a poucos metros de uma rua movimentada, como a Rua Dias da Cruz, é diferente de estar na Rua Dias da Cruz.
Alguns poucos passos fora do trajeto normal do morador, já cria uma barreira considerável para uma visita casual.
Antes de alugar ou comprar o seu espaço comercial, pense se:
- O fluxo de moradores que passam na porta da sua loja é grande
- Você vai depender exclusivamente de visitas físicas para manter a loja
- Existe local para estacionar próximo
- A sua loja tem diferenciais para atrair o cliente em qualquer localização
- Onde estão os concorrentes
- Quem são as lojas vizinhas
Lembre-se: nem sempre o ponto mais barato é o melhor negócio.
Cuidado com os modismos
A empolgação com o sucesso de algum tipo de estabelecimento, pode fazer você se precipitar na escolha da sua franquia ou loja.
Houve uma época em que o Méier não tinha hamburguerias artesanais. Após surgir a primeira, uma avalanche de novas concorrentes apareceram no bairro, em pouco tempo.
O resultado é que, no médio e longo prazo, grande parte dessas hamburguerias fechou as portas pelo mercado saturado, falta de conhecimento na área ou mesmo a diminuição do interesse por parte do público.
Comportamento do morador do bairro
Você conhece o perfil de consumo do morador do Méier? Essa é uma pergunta extremamente importante para identificar o que pode ou não cair no gosto do público.
Apesar de não ser um bairro turístico do Rio de Janeiro, os gostos do morador do bairro estão cada vez mais exigentes para a maior parte dos negócios.
Além disso, o perfil de consumo vai além de exigências, mas passa por um comportamento cultural.
Por exemplo: se você resolver abrir uma pizzaria com salão para receber o público no local, você saberia dizer se os moradores têm o hábito de frequentar uma pizzaria nos dias úteis ou somente no fim de semana?
Concorrência
Algo que surpreende e, até mesmo, incomoda os moradores do Méier é a quantidade excessiva de lojas de um mesmo segmento, como é o caso das óticas.
Antes de abrir o seu negócio, verifique se existe demanda suficiente em relação aos concorrentes já estabelecidos.
Claro, se os seus produtos têm diferenciais atraentes ou uma comunicação eficaz, você pode se destacar independente da concorrência.
Mas se for seguir os padrões já presentes nos estabelecimentos mais antigos, fique atento.
No caso das óticas, muitas lojas novas não conseguiram sobreviver à disputa com as marcas mais tradicionais.
Custo dos produtos ou serviço
No Méier, é possível vender produtos e serviços mais caros e de característica premium.
Mas é importante avaliar se os moradores terão a percepção de que vale a pena pagar mais pela sua marca.
Ou se no bairro existe um público específico para o seu nicho de marcado.
O seu produto ou serviço podem ser os melhores do mercado, mas isso não significa muitas vendas, caso não faça diferença para o morador pagar menos por um produto de menor qualidade.
Marketing da franquia
Algumas franqueadoras não dão liberdade para as franquias fazerem marketing independente.
Isso pode ser um problema para falar de forma específica com o público do bairro.
Antes de abrir o seu negócio, confirme com a franqueadora a forma de comunicação que poderá ser realizada, principalmente nas rede sociais.
Royalties
As vantagens de ter uma franquia é poder iniciar um negócio com a credibilidade de uma marca conhecida e ter o suporte sobre como conduzir o dia a dia de sua operação.
O ponto a ser avaliado é a necessidade do pagamento de royalties para a franqueadora.
Caso você tenha experiência de mercado, avalie os prós e contras, porque em alguns casos pode ser mais vantajoso começar a sua própria marca.