César Pernetta é, sem dúvida, um nome familiar para os moradores e frequentadores do Méier.
Esse personagem dá nome ao famoso PAM do Méier, mas nem todos conhecem a relevante história que rendeu essa bonita homenagem.
César Pernetta nasceu em 1906, em Curitiba, e foi formador de médicos pediatras. Logo após a sua formação, se tornou professor de Patologia Geral, na Universidade Federal do Paraná.
Ele também contribuiu com a fundação da Sociedade Paranaense de Pediatria, criou a Revista Brasileira de Pediatria e se tornou diretor do Departamento de Puericultura, da Secretaria de Saúde Pública do Paraná.
Em 1937, foi nomeado diretor do Hospital de Crianças da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e, ainda na mesma década, publicou o seu primeiro livro com o título de Alimentação da Criança.
Obteve sucesso nos resultados de sua experiência com o uso do soro citrocloretado para hidratação oral. O soro logo foi aprovado pela comunidade médica, ficou conhecido como Soro Pernetta e foi utilizado praticamente em todos os serviços de Pediatria no Brasil.
Em 1958, foi nomeado professor catedrático de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.
Em 1969, assumiu a Cátedra de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina da UFRJ e a direção do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira, também na UFRJ.
Devido ao seu trabalho na SBP, a entidade homenageou César Beltrão Pernetta, indicando-o patrono da cadeira 11 de seu Conselho Acadêmico.
O PAM César Pernetta fica na Rua Ana Barbosa, 21 – Méier.
Telefone: 3111-6715
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria