Depois de uma fortíssima temporada de compras desenfreadas e tendências mudando a cada minuto, as marcas de fast fashion se estabeleceram no Brasil e no mundo.
Agora, com o entendimento de que todo este consumo afeta a natureza e, principalmente com o agravamento da falta de água e a grande quantidade de denúncias envolvendo a utilização de mão de obra escrava na produção das peças, cada vez mais a moda tem se preocupado em diminuir essa urgência e a filosofia de consumo consciente aos poucos começa a tomar conta da mentalidade da população.
O movimento de upcycling, que tem como principal característica a construção de novos produtos através da transformação de resíduos se tornou uma das bandeiras desta revolução sustentável. O upcycling é diferente da reciclagem. Na reciclagem, usa-se energia para destruir a forma e transformar em algo novo, já o upcycling, utiliza o material em sua forma original da mesma maneira em que ele foi descartado, como matéria-prima.
Felizmente alguns gigantes da moda já se uniram nesta nova onda de slow fashion, movimento contrário ao fast fashion, que prega a valorização da sustentabilidade e a diminuição do frenesi das compras. A H&M, importante nome da moda mundial, lançou recentemente uma campanha intitulada “Close the Loop”, em que ela convida os clientes e admiradores da marca a fecharem o ciclo de produção de roupas.
Como? Reciclando suas peças. O cliente pode entregar peças de roupa que não tem mais uso e elas se transformarão em novos produtos. A marca informa que a reutilização de uma única camiseta neste processo de reaproveitamento, gera uma economia de 2.100 litros de água! Confira abaixo o vídeo da campanha:
E o Méier é o berço de uma das marcas cariocas que já estão neste movimento, a Acorda Acessórios. Uma de suas estilistas, Luana Maria, é aqui do bairro e está engajadíssima na causa.
A Acorda utiliza resíduos de estofados, tecidos e outros materiais para a criação de novas peças. O resultado são produtos exclusivos, com estampas únicas. E você também pode participar, contribuindo com a doação de materiais para que elas possam criar as peças incríveis da marca.
Outro representante do upcycling na Zona Norte é o projeto EcoModa, que funciona na Mangueira. Moradores da comunidade são convidados a estudar moda através do reaproveitamento de tecidos e construção de novas peças através deste resíduos. No início do post você vê uma das criações do projeto, um vestido construído a partir de uniformes de agentes da Lei Seca.
Você também pode praticar o upcycling em casa. Basta pensar um novo uso ou uma nova forma de aproveitamento das suas peças. Vai que você tem um tesouro no armário e nem percebeu?