Saiba os significados das cores nos ambientes e como podemos usá-las
Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre as diferentes cores e como elas afetam a decoração e as sensações dos ambientes onde estão.
Começando pelo preto, que pode ser usado na decoração de um ponto específico do ambiente para dar uma sensação de profundidade e requinte. Mas cuidado para não exagerar, pois o excesso dessa cor poderá tornar o local sombrio. A dica é sempre mesclar com outras cores e trabalhar o preto em detalhes.
A cor cinza, se usada sozinha, passa uma sensação de tristeza e frieza para o ambiente. Muitas pessoas evitam usá-la como cor neutra por causa desse motivo. Porém, quando combinada com outras cores, principalmente cores quentes como laranja ou amarelo, gera uma combinação perfeita.
Dica: Essas combinações estão em alta, porém é preciso ter cuidado na hora de misturar cores vibrantes com neutras. Escolha sempre mais de um objeto para inserir a cor vibrante, pois quando se coloca em um canto só do ambiente, aquele “ponto estranho” costuma destoar demais do resto. Na imagem abaixo, por exemplo, que além do sofá amarelo, o fundo dos nichos e alguns objetos na decoração também são amarelos. Isso trouxe um equilíbrio maior ao ambiente. Para completar, mesclaram com móveis no tom amadeirado, o que aumenta a sensação de aconchego.
A cor branco é neutra, porém é necessário ter cautela ao combinar com outras cores para não desvalorizar o ambiente. ;Uma dica para o ambiente ficar mais bonito e requintado, é pintar o teto de branco e as paredes com outras cores, principalmente os tons pastéis e neutros. As portas podem ser brancas para aumentar a sensação de tamanho do ambiente ou então deixa-las na cor de madeira. Dessa forma você marca o posicionamento da porta. Evite colocar a mesma cor nas paredes e portas, ou seja, quando a parede for branca, opte por porta de madeira.
O verde e o azul são cores “da natureza” e, assim como ela, transmitem uma sensação de sossego, paz e liberdade. Elas são excelentes para serem usadas em quartos infantis ou banheiros. A combinação do verde e azul é bem harmônica, e ainda pode-se usar o cinza ou o preto para completar a palheta. Vejam que interessante ficou a mescla dessas cores para um quarto de bebê! Ninguém imaginaria que ficaria tão bonito, não é verdade?
A cor rosa tem a relação com o amor e é tradicionalmente mais ligada ao sexo feminino. É uma cor que deve ser usada com cuidado em estabelecimentos comerciais, pois pode intimidar alguns homens, que podem ter receio de entrar em ambientes excessivamente femininos.
O vermelho é uma cor forte que transmite a sensação de paixão, fogo e energia. Deve ser usado com cautela e sempre combinado com outras, principalmente as neutras.
A cor laranja transmite alegria, criatividade e otimismo. É ideal para ambientes de intensa comunicação, como sala de estar, jantar ou cozinha. Também é uma boa escolha para ambientes de trabalhos que dependam da criatividade. O laranja também está super em alta para cozinhas, vejam como essa da foto abaixo ficou legal.
Para finalizar, o amarelo transmite confiança e também é indicado para escritórios em geral e lugares onde precisa se desenvolver atividades intelectuais, como salas de aula e bibliotecas.
Pronto, é isso. A partir de agora vocês já sabem o básico sobre as cores e podem começar a brincar com aquelas paletas gigantes que têm nas lojas. Sem medo de inovar, gente. Boa Sorte e divirtam-se!
Para a conversa ficar mais legal, comentem abaixo ou enviem um e-mail sobre as colunas e falem de temas que vocês gostariam de ler aqui. Pode ser um detalhe de decoração ou até mesmo a construção de novos elementos urbanos que melhorem o bairro.
Para conhecer mais sobre a CroquiArq, acesse nosso site e acompanhe também nosso blog. Agora também mais uma novidade: estamos fazendo consultoria e projeto on-line.