Dentro do nosso corpo há uma infinidade de mistérios que apenas Deus pode nos explicar; bem, a ciência até tenta, mas por ora esbarra na difícil missão de entender como num só corpo poder caber 97.000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares, representando 2,5 voltas em torno da terra, e ainda, como um forte e resistente órgão pode nutrir todas as ramificações que o percurso da circulação sanguínea pode obter? Sim, falo do coração, que para muitos poetas, romancistas e escritores representa o amor em total magnitude, porém cientificamente falando… É o que de mais sagrado temos, pois sem batimentos cardíacos, não haveria vida humana!
Após um pouco de poesia, vale a pena elucidar a importância dos exercícios físicos na manutenção do bom funcionamento cardíaco, mostrando que a hipertensão arterial, ou mais popularmente conhecida como pressão alta, pode ser prevenida e cuidada sob a orientação de um educador físico, aliado a realização de exames de rotina com o cardiologista. Quesito fundamental para execução segura do treinamento físico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia
a hipertensão é muito comum e acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal
A fim de evitar esses problemas, recomenda-se a prática de exercícios físicos aeróbios de 3 a 5 vezes por semana, numa duração de pelo menos 30 minutos por dia. Hábitos de caminhar, correr, dançar, jogar futebol, vôlei ou nadar são excelentes. No caso de atividades aquáticas a pressão pode aumentar mais pela pressão que a água fornece contra o corpo (pressão hidrostática), levando maior quantidade de sangue para o centro do corpo – algo que seu professor saberá mensurar.

Existe uma solução para a saída do sedentarismo, até para aqueles que o investimento financeiro em uma academia ou professor particular (personal trainer) não for viável: criar rotinas saudáveis, usando mais as escadas, ao invés de elevadores; ir à padaria a pé; saltar antes do ônibus antes do ponto desejado, ou seja, fazer pequenos trajetos para somar o tempo recomendado de atividade física.
Além de todas essas indicações e dicas, o exercício físico ajuda na redução do peso corporal, colaborando na diminuição dos níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, substâncias nocivas ao organismo, que em excesso, se alojam nas paredes arteriais e venosas, dificultando a passagem natural do sangue, levando a pressão a aumentar ainda mais.
Algumas doenças associadas à pressão alta, como a Diabetes, podem interferir negativamente no controle da hipertensão, daí surge outro benefício da intervenção desportiva. Devido ao maior consumo de calorias e ao aumento da capacidade da insulina, a quantidade de glicose no organismo tende a diminuir, aliviando o volume de açúcar no sangue.
Como podemos observar… O profissional de Educação Física, como agente promovedor de saúde e bem estar, pode te ajudar nesse processo de regulação do organismo, estimulando a prevenção ou melhora da hipertensão. Então, o que está esperando para iniciar logo o seu trabalho físico?