Quais são? Como e por que realizá-las?
O segredo de uma boa organização é encontrar o local ideal pra cada item. Pense na organização como um processo seletivo, onde você deve avaliar o que você realmente necessita, a utilidade de cada objeto, o que pode ser doado, consertado, reciclado.
Seja realizada por você ou por um profissional da área, a organização de qualquer ambiente deve seguir algumas etapas para que seja eficaz.
Vamos começar?
1º) Fase do Descarte/Desapego:
Separe tudo que você não usa mais, tudo que pode ser consertado, reciclado ou doado.
Questione-se: Qual foi a última vez que usei isto?, “vale a pena guardar este objeto?”, “Esta roupa ainda cabe em mim?”, “Vale a pena consertar/reciclar?”
Não deixe esses objetos acumulando sujeira e tenha somente objetos e peças que você realmente utiliza. Esse é o primeiro passo para que você tenha uma vida organizada.
2º) Fase da Separação/categorização:
Se você não conseguir encontrar um objeto em 30 segundos, é porque ele está no lugar errado.
Donna D. McMillan
Cada item e seus semelhantes devem ter seu próprio local de armazenamento. Separe por cômodo, por necessidade, por tipo, crie um critério que atenda suas necessidades diárias e que facilite a utilização dos mesmos em caso de necessidade.
Por exemplo, no caso de roupas, separe por tipo: cama e banho, peças íntimas, calças e blusas, avaliando quais delas precisam ser guardadas em cabides, gavetas ou prateleiras. Analise o volume que cada grupo tem e veja em qual parte do armário melhor se encaixa.
Mantenha mais acessível o que for de uso constante. E isso vale pra todos os itens!
Não esqueça: Categorizar as peças não só otimiza o espaço como aumenta a produtividade!
3ª) Fase da Identificação/padronização:
Após analisar tudo o que você realmente precisa manter, agrupar os itens e escolher o melhor lugar para guardá-los, você deverá identificá-los.
Lembre-se que um ambiente organizado é aquele que qualquer pessoa que tiver acesso ao mesmo será capaz de encontrar o que precisa.
Para melhor aproveitamento dos espaços você pode usar e abusar de produtos organizadores como caixas, colméias e cestos. Existem produtos para todo tipo de espaço e normalmente eles podem ser aproveitados para diversas utilidades. As caixas são uma boa opção para guardar itens pouco usados, deixando coisas mais procuradas em gavetas, por exemplo.
Identifique com etiquetas, indicando o que contém cada caixa, cada espaço, dessa forma facilitando o acesso e a manutenção das coisas em seus devidos lugares.
4ª) Fase da manutenção:
Alguns dizem ser a fase mais difícil, mas eu discordo!
Uma vez com tudo no lugar, você vai querer que tudo volte a ser como antes? Acho que não, não é?
Manter a ordem requer disciplina, você precisa ter consciência de que tudo deve ser devolvido para o lugar de onde foi retirado. Não deixe as coisas se acumularem novamente, e tenha cuidado para não misturar os itens.
Uma dica:
Sua vida é agitada e você julga não ter tempo de organizar suas coisas todos os dias?
OK! Isso não vai impedi-lo de ter uma vida organizada.
Crie um espaço, somente um, para colocar tudo que você não consegue guardar durante sua rotina. Escolha um ou dois dias da semana para separar os itens e guardá-los em seus locais corretos.
Dessa forma, se você não encontra algo em seu local de origem, você saberá onde encontrá-lo!
Organizar-se é um desafio! Tanto pelo tempo como pelo compromisso, mas principalmente pela mudança de comportamento e disciplina que nos exige.
Desafie-se! Comprometa-se! Mude! E tenha uma vida organizada!
No próximo texto, que tal falarmos sobre os produtos organizadores que facilitam seu dia a dia?
Acompanhe e até lá!