Vivemos num mundo em que a ansiedade, o estresse e a cobrança por resultados permeiam nossas vidas, podendo levar a um esgotamento tanto físico, quanto mental. Por isso, a conquista do relaxamento torna-se fundamental! Uma boa dica para alcançar a serenidade é a prática de Pilates, que por ser uma atividade suave, auxilia na conexão entre o corpo e a mente.
Esse método foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates, no início da década de 1920, utilizando-se de seis princípios básicos: concentração, respiração, alinhamento da postura, controle do centro do corpo, eficiência e fluência do movimento. O fundamento essencial da atividade é a contrologia, que vem mostrar como a mente controla os músculos através da harmonia dos movimentos e estabilização da coluna vertebral.
Outro ponto positivo na atividade, é que no dia a dia, os praticantes são instruídos a respirar corretamente, ou seja, mantem-se um ritmo adequado na inspiração e expiração junto ao trabalho corporal envolvido. Duas citações do próprio criador nos fazem refletir sobre o papel do Pilates na melhora da consciência corporal e sensação de plenitude: “seu corpo é seu bem maior, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”.
O Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.
A modalidade é ministrada tanto por professor de Educação Física, como por fisioterapeuta, que precisam obter curso específico na área e um olhar holístico sobre o corpo humano. Indica-se, geralmente, de duas a três sessões por semana, dependendo da individualidade e necessidades fisiológicas de cada pessoa.