O cineclube pretende ocupar quinzenalmente a praça Agripino Grieco
Nesta quinta-feira (09), às 20 horas, o projeto Cinetíope do Méier, em parceria com o Coletivo Projetação inaugura seu cineclube ao ar livre. Além da exibição do filme, a programação contará com debates com convidados e show da banda Tree.
Para a estreia, o evento exibirá o documentário “Solano Trindade – O Vento Forte do Levante” (2011 – Brasil).
Sobre o filme
Com direção de Rodrigo Dutra, o curta-metragem com 52 minutos de duração mostra a vida e obra do poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta na luta contra o racismo. Um de seus poemas mais conhecidos, “Tem Gente com Fome”, foi musicado em 1975 pelo grupo “Secos & Molhados”. Na época, a canção foi censurada pela ditadura militar e regravada em 1980 por Ney Matogrosso, no álbum “Seu Tipo”. Por causa desta música, em 1944, Solano foi preso e teve o livro “Poemas de uma vida simples” apreendido.
Além disso, em 1964, um dos seus quatro filhos, Francisco Solano, morreu numa prisão da ditadura militar. Solano Trindade ajudou a organizar o I Congresso Afro-brasileiro, ocorrido em 1934 em Recife, além de fundar a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro Brasileiro, também no Recife. Na década de 1940, residiu no Rio de Janeiro e posteriormente, em São Paulo, transformou a cidade de Embu num centro cultural onde dezenas de artistas passaram a viver da arte, o que fez a cidade ser batizada com o nome de Embu das Artes. No teatro, foi o primeiro a encenar a peça “Orfeu”, de Vinícius de Morais, em 1956. Nos cinemas, integrou os elencos das comédias “Agulha no Palheiro” (1953) e “Santo Milagroso” (1966).
Sobre a banda
Pela terceira vez no Leão Etíope do Méier, a mistura de jazz, rock e reggae da Banda Tree, grupo carioca que atua no Rio, conhecida por seus históricos shows na rua.
Onde?
Praça Agripino Grieco (na Dias da Cruz, perto da estação)
Quando?
Nesta quinta (09), às 20h