No ano em que completará 30 anos, o Norteshopping anuncia sua quinta expansão
O novo espaço contará com 15 mil m² de ABL (área bruta locável), uma nova praça de alimentação e mais de 90 novas lojas. Junto à expansão será construído um complexo com apartamentos e salas comerciais tornando o shopping “habitável” para quem quiser comprar um apartamento no condomínio. Veja na imagem abaixo:
Inédito na cidade, o conceito de um condomínio residencial dentro de um shopping coloca o Norteshopping como uma das grandes apostas da empresa BRMalls para o ano de 2016. Isso demonstra ainda mais o interesse de grande empresas e empreendimentos em criar novos negócios na Zona Norte.
Primeiro shopping do Brasil para no tempo
Na contra mão das expansões e do crescimento em vendas do Norteshopping, o nosso antigo orgulho do bairro, o Shopping do Méier, amarga o descaso e o abandono da atual administração.
Com lojas fechando no primeiro piso e espaços vazios no segundo andar, as previsões para o futuro do shopping não são nada boas. O que antes era motivo de orgulho para os moradores do Méier, agora tornou-se motivo de boatos e especulações sobre a razão dessa decadência.
O Shopping do Méier foi inaugurado na década de 60, após a compra de parte do terreno do Colégio Metropolitano, e se tornou o primeiro Shopping Center do Brasil, colocando o Méier em evidência nos maiores veículos do país. Após o momento de novidade e euforia, o shopping conseguiu se manter bem durante duas décadas, devido também ao forte comércio de rua do bairro. Mas foi no começo da década de 90, pouco tempo depois da inauguração do Norteshopping, que a força do primeiro shopping do Brasil foi acabando.
Boatos surgiram ao longo dos anos sobre a venda para o grupo do Shopping Iguatemi (em Vila Isabel) e que haveria uma grande expansão. Outros boatos diziam que a prefeitura iria investir no espaço e que seria construído um terceiro andar para abrigar diversas salas de cinema e novas lojas.
A grande verdade é que nada disso foi concretizado e temos poucas informações sobre o que a administração do shopping planeja para os próximos anos. Fica a sensação de que a qualquer dia o primeiro shopping do Brasil irá se tornar um grande museu, vivendo dos seus antigos dias de glória.