RIO – A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) vai anunciar na manhã desta quinta-feira, medidas para reordenar e racionalizar os itinerários das linhas municipais e intermunicipais de ônibus que transitam pela região central do Rio. Além das mudanças no trajeto, haverá transferência de local de pontos e de paradas terminais.
Desde o início do ano, por conta das obras do Porto Maravilha e as implosões do Elevado da Perimetral, o carioca já sente os impactos das mudanças. Em fevereiro, pelo menos 21 linhas que vêm dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além de ônibus que chegam da Baixada, tiveram suas rotas e pontos finais alterados.
Ainda por causa do plano de mitigação para avanço das obras do Porto Maravilha, a Avenida Rio Branco passou a ter mão dupla, exclusivamente para ônibus e táxis, quando foram abertas duas faixas em direção à Candelária e três sentido Aterro do Flamengo. Desde então, veículos de passeio não podem mais circular pela via. Além de alterar a rotina de quem trafega pelo centro, motoristas e pedestres tiverem dificuldades em transitar pela região, causando, na época, um enorme engarrafamento nos acessos ao Centro.