Em pleno período de férias, o Imperator, no Méier, caminha na contramão das grandes casas de eventos e se mantém sem novidades na programação, em 2025.
O Centro Cultural que sempre foi efervescente e acostumado a receber milhares de pessoas para shows, peças, exposições e eventos, vive um silêncio inexplicável diante da demanda do gigante público que frequenta o espaço.
Formato de vendas
Em 2024, uma das reclamações do público foi relacionadas ao formato das vendas dos ingressos.
A maioria dos eventos do Imperator se limitou aos projetos da FUNARJ. Apesar dos projetos garantirem acesso aos eventos a preços populares, os ingressos eram disponibilizados primeiro na bilheteria física, em horário comercial, e após algumas horas poderiam ser comprados online.
Em shows de artistas famosos, os ingressos esgotavam rapidamente na bilheteria física, impedindo o público que trabalha ou não tem a disponibilidade de estar no centro cultural, em horário comercial, de participar das atrações.
Além das vendas dos ingressos serem anunciadas com pouquíssima antecedência, muitas vezes apenas 24 horas antes do início das vendas.
Terraço Fechado
Outra reclamação é o fechamento do terraço. O espaço, no terceiro andar, funcionava como uma área de convivência para a população e mantinha diversas atrações gratuitas.
Entre as atrações que deixaram de existir no Imperator estão:
- Forró Lánalaje (show de forró gratuitos)
- Jazz Pras Sete (atrações de Jazz gratuitas)
- Jogos de Tabuleiros
- Feiras variadas
- Contação de histórias
- Trocas de Livros
- Entre eventos pontuais diversificados
Divulgação
O site do Imperator costumava ser uma referência para divulgação da programação. O público sabia com antecedência os shows e peças que estariam em cartaz no Centro Cultural.
Em 2024, o site oficial, após meses desatualizado, deixou de existir.
As redes sociais do Imperator também foram alvo de reclamações, como no show de Sandra Sá (03/12), que foi divulgado após os ingressos já estarem esgotados.
Programação
Ao longo de 2024, o público também se manifestou em relação à variedade da programação.
O Imperator que sempre foi palco de grandes artistas nacionais e internacionais, peças aclamadas e um refúgio cultural na Zona Norte do Rio, segundo frequentadores passou a ter uma programação com menos atrações renomadas e estilos repetitivos.
Na história, o Imperator sempre foi uma referência de entretenimento e um dos Centros Culturais mais importantes do país, capaz de trazer para a Zona Norte do Rio uma programação rica, variada e de extrema qualidade.