Amazônia: e eu com isso? usa realidade virtual e experiências lúdicas para impactar visitantes sobre efeitos do desmatamento, aquecimento global e incentivar hábitos sustentáveis. Mostra gratuita acontece entre 7 e 30 de julho
Amazônia: e eu com isso? convida os visitantes a entender a importância da floresta, seu potencial de desenvolvimento econômico e de regulação climática para o Brasil e o mundo; as cidades que a compõem, e a necessidade de cuidá-la, independentemente da distância geográfica em que se vive.
A Amazônia é essencial para a segurança alimentar, hídrica e energética de todo o país e os efeitos do desmatamento no bioma são sentidos não só na região, mas em todas as cidades brasileiras.
Inédita e com visitação gratuita, a mostra é imersiva e conta com diversos espaços instagramáveis.
A mostra, produzida pela Na Boca do Lobo, empresa de comunicação com foco em sustentabilidade, provoca reflexões sobre a necessidade urgente de preservação e exibe perspectivas de futuro.
“A Amazônia é um patrimônio importantíssimo para o Brasil e o mundo, com a prestação de serviços indispensáveis, como a regulação climática. Os povos originários e tantos outros subsistem graças às florestas de pé, assim como tantos setores da sociedade. É possível um desenvolvimento econômico e de baixo carbono que ande lado a lado com a proteção da floresta e de sua biodiversidade, trazendo benefícios para todos os brasileiros”, explica Felipe Lobo, cocriador da exposição.
Para garantir a visita, os frequentadores só precisam se cadastrar no aplicativo do Nova América e resgatar o ingresso, escolhendo a data e o horário de preferência.
As visitas serão feitas em grupos de até 65 pessoas, com duração de 30 minutos cada.
Entenda os detalhes das atrações:
1. Amazônia de Pé
Neste local, todos entrarão em um cenário que simula a Amazônia.
Atividades:
– Piso espelhado para mostrar rios amazônicos;
– Balanço com minipiscina de bolas para crianças brincarem na floresta e rios;
– Painel imantado com imãs de animais da região para serem montados;
– Barcos que representam os originários do local, com cadeiras giratórias e óculos de realidade virtual.
2. Desmatamento
No segundo espaço, os visitantes poderão ver árvores secas que representam o desmatamento e o impacto nas cidades e vidas, de forma geral e, em especial, para os habitantes locais. Além de uma série de informações relacionadas à Amazônia e as oportunidades em setores como o de alimentos, energéticos, medicinais, têxteis, entre outros.
3. Casas
O terceiro ambiente simulará uma casa, onde será possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno.
Serviços
Exposição “Amazônia, e eu com isso?”
Data: 07 a 30 de julho
Local: Praça de eventos Shopping Nova América
Horário: De segunda a sábado, das 11h às 21h. Domingo, das 13h às 21h.
Gratuito, com inscrições pelo aplicativo do shopping para escolha do horário e resgate do ingresso.