Em nossa busca para desvendar a história por trás dos nomes das ruas do Méier, chega a vez da rua Afonso Arinos, que é uma continuação da rua José Veríssimo e transversal com a rua Aquidabã.
Você sabe quem foi esse personagem?
Afonso Arinos nasceu em Belo Horizonte, em 1905, em uma tradicional família de políticos, intelectuais e diplomatas.
Durante a sua vida profissional, foi jurista, político, historiador, professor, ensaísta e crítico brasileiro. Entre suas ações, se destaca a autoria da Lei Afonso Arinos, contra a discriminação racial, em 1951, e a conquista da cadeira 25, na Academia Brasileira de Letras.
A carreira política de Afonso Arinos iniciou-se, em 1947, quando foi eleito deputado federal por Minas Gerais. Em 1958, foi eleito senador pelo antigo Distrito Federal. Manteve-se no Senado até o ano de 1966, mas afastou-se duas vezes do cargo para assumir o Ministério das Relações Exteriores.
Afonso Arinos também foi Professor Titular de Direito Constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além de ter recebido o Prêmio Jabuti, por duas vezes, pela publicação dos seus volumes de memórias: Planalto (1969) e Alto-mar maralto (1977).
Você pode ver mais informações sobre a vida de Afonso Arinos no site da FGV e Wikipédia.