Mais de três milhões de pessoas passaram pela casa desde a reinauguração, em 2012. A programação especial de aniversário inclui o musical inédito Love Story e show gratuito de Beth Carvalho.
Um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira mudou a cara da Zona Norte e levou novos investimentos para a região e a cultura para o coração do Méier. Com uma programação plural especialmente preparada para atender um público de todos os perfis e idades, o espaço conquistou em quatro anos a marca de mais de três milhões de visitantes.
O famoso endereço da Rua Dias da Cruz, que viveu um passado de glória nos anos 50, se transformou em um centro cultural que tem a democratização da cultura como um pilar. Ao longo desses quatro anos, mais de 1800 atrações pagas e gratuitas foram apresentadas na casa. A programação fixa do espaço tem atrações como o Forró LáNaLaje, em um sábado por mês; o Jazz Pras Sete em uma terça por mês; a Oficina Experimental de Poesia, todas as quartas; assim como aulas de Tai Chi Chuan, o Troca-Troca de Livros e a Contação de Histórias que atraem dezenas de famílias ao centro cultural todos os domingos.
“A população estava esperando por isso há muito tempo. Não tinha nada nessa região. Nem cinema, nem teatro, nada. E a nossa equipe percebe essa receptividade no dia a dia. Os visitantes cuidam dos espaços, fazem sugestões e tratam essa casa como se fosse a deles, o que nos deixa muito orgulhosos”, conta Aniela Jordan, gestora do Imperator, que pertence à Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, desde 2012.
Com quatro andares, o Imperator possui um teatro com 642 lugares (ou 1060 pessoas de pé), um bistrô, três salas de cinema, sala de exposição, e um terraço com um grande espaço de convivência, que conta também com um parque infantil.
“É um barato ver como a área é utilizada pelos moradores, com jovens namorando, crianças correndo pelo terraço, que se transformou em uma verdadeira praça”, conta Aniela.
Outro destaque são os shows em horários inusitados. Toda quarta-feira tem programação voltada para a terceira idade, às 16 horas. O cantor Marcio Gomes, por exemplo, lota o Imperator mensalmente, com um repertório à moda antiga.
O local já recebeu shows memoráveis, como Stevie Wonder e Gilberto Gil, Ron Carter, Nouvelle Vague, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Diogo Nogueira, Marky Ramone, Erasmo Carlos, além de ser o palco do festival Rio Novo Rock, que mensalmente recebe novas bandas de rock nacionais. Já no teatro, espetáculos para adultos e infantis movimentaram o Imperator, recebendo em seu palco grandes nomes da dramaturgia, como Fernanda Montenegro, Gloria Menezes, Marco Nanini, Fernanda Torres, entre outros. Os musicais e peças de humor também não ficam de fora da casa, além de espetáculos de dança, circo, exposições, poesia e literatura, mostrando que não deixou nada a dever ao seu passado.
Números atualizados (Até Abril.2016):
Total de público: 3.149.991
Total de atrações: 527
Total de apresentações: 1811
Espectadores de shows/espetáculos de música: 195.505
Espectadores de artes cênicas (teatro adulto, teatro infantil, musical, dança, ballet, circo etc.): 252.071
Visitantes na sala de exposições: 213.083
Mês de aniversário tem programação especial
Para comemorar a trajetória de sucesso do espaço mais querido do Méier, o Imperator apresenta uma programação especial, com estreia no dia 10 do musical “Love Story”, baseado no romance de Erich Segal, com texto e músicas de Stephen Clark e Howard Goodall. É a primeira montagem original e inédita brasileira de uma das mais emblemáticas histórias de amor, com versão de Arthur Xexéo e direção de Tadeu Aguiar.
A grade comemorativa ainda conta com um show gratuito da madrinha do samba, Beth Carvalho, no dia 15, para comemorar no palco do Imperator os seus 50 anos de carreira, 70 anos de vida e 100 anos de samba.