No fim dos anos 70, o Brasil atravessava mais um duro período de recessão. Em 1981, o desemprego já tomava proporções estratosféricas. Enquanto a direita clamava pela volta da ditadura, a classe média brasileira já não suportava mais apertar o cinto. Mas, apesar de tanta adversidade, a sociedade civil começava a respirar ventos de liberdade e democracia.
O Brasil tinha anistiado seus exilados políticos, o AI-5 tinha terminado, a censura tinha deixado as redações, palcos e estúdios. E foi justamente nessa época em que a primeira revolução do rádio FM, no Rio de Janeiro, e por que não dizer no Brasil, aconteceu.
E foi em 1981, a partir de um programa piloto de 120 minutos, apresentado ao Grupo Fluminense de Comunicação, de Niterói, que dois repórteres (Luiz Antônio Mello e Samuel Wainer) criaram o que viria a ser o primeiro protótipo da Rádio Fluminense FM. Uma rádio exclusivamente formada por Rock and Roll e com a nobre missão de furar o bloqueio e dar vazão à energia represada da Geração de 80.
Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Lobão, Legião Urbana, Barão Vermelho, Plebe Rude e tantos outros mostraram suas “demos”, rascunhos iniciais nos microfones alternativos da Flu. Tanto a juventude carioca quanto a do Brasil, via fitas K7 enviadas pelos correios, mergulharam de cabeça nessa explosão cultural que ela proporcionava. Os anos 1980 foram passando e, assim como as mudanças de costumes e no comportamento dos jovens ao longo dos anos, foram aparecendo também as primeiras mudanças na rádio.
Em homenagem a esse grande legado, será realizado um show tributo à Rádio Fluminense, para relembrar toda a ousadia e agitação cultural amplificada por ela no período em que a Maldita existiu, que vai de 1982 até 2005.
Para esse show, foram convidadas duas bandas com trajetórias que cruzam com a criação e a história da própria rádio: Uns & Outros e Second Come. Abrindo a noite, a banda carioca lançada pela Maldita, Second Come.
Escolhida pelos críticos da Revista Bizz como banda revelação de 1990 e um dos melhores shows em 92, eles são conhecidos por se apresentarem tocando um rock cru, com muito noise e fortes influências de Sonic Youth, Husker Du, The Cure, Ride entre outros. Sem dúvida, o Second Come promete deixar as coisas bem pesadas no Imperator.
Na sequência da noite, o Uns e Outros apresenta, com sua formação original, o show que marca as comemorações de 25 anos de carreira e o lançamento do seu novo álbum “Uns e Outros Ao Vivo”.
A apresentação reúne seus maiores sucessos como “Carta Aos Missionários” ,“Dias Vermelhos”, “Dois Gumes”,“Notícias do Leste”, e também vários clássicos do Rock nacional e internacional dos anos 80, como: With or Without You (U2), The One I Love (REM), Boy`s Don`t Cry (The Cure), Bigmouth Strikes Again (The Smiths), Shoud I Stay or Should I Go (The Clash) entre outros, além da música inédita “Pra Esquecer de Você”, com o verdadeiro espírito dos anos 80, mostrando que ainda é possível fazer boa música, com poesia mas, sem deixar de lado o bom e velho Rock’n Roll.
Marcelo Hayena – Vocal Gueu Torres – Baixo Nilo Nunes – Guitarra Ronaldo Pereira – Bateria Antes e depois dos shows as já conhecidas mixtapes da Maldita 3.0, rolando os principais sons que tocavam na Rádio Fluminense FM, além de outras surpresas para os fãs da Maldita.
Serviço:
Show Tributo à Rádio Fluminense FM c/ Second Come e Uns e Outros
Data: 10 de setembro, a partir das 20h
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – 20720-012 – Rio de Janeiro / Tel: (21) 2597-3897
Classificação 16 anos
Entrada Pista: R$40 (inteira) e R$20 (meia). Venda de ingressos na bilheteria ou no site do Ingresso.com
Exposição Maldita 3.0: No Universo da Rádio Fluminense De 05/Ago/2015 a 04/Nov/2015 Segunda a sexta: das 13h às 22h | Sábado e domingo: das 10h às 22h. Local Sala de exposições – 2º andar Imperator – Centro Cultural João Nogueira Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – 20720-012 – Rio de Janeiro Classificação Livre