Desde pequeninos, e com mais frequência a partir da adolescência participamos de grupos sob uma boa aceitação da sociedade. Caso não, algo tende a dar errado na formação moral da pessoa: alguma desordem comportamental pode interferir na personalidade. Com o passar do tempo, ficamos crescidos, adultos por idade cronológica, todavia ainda infantis perante as circunstâncias da vida… Acreditamos ser fortes o bastante, mas freamos diante dos obstáculos, ainda mais contra uma opinião contrária ou um tanto provocativa.
O mundo adulto é competitivo e desleal, determinadas vezes, daí pode-se notar como o bullying (palavra inglesa que significa ser sempre alvo de provocação e de desmerecimento moral) pode interferir na vida de uma pessoa, a ponto de em alguns países, sejam por revoltas ou vinganças, os indivíduos estigmatizados cometerem homicídio premeditado e até suicídio.
O bullying deve ser combatido antes de tudo em casa, sob a palavra carinhosa e esclarecedora dos pais frente ao episódio desmoralizante, com uma conversa verdadeira sobre o mundo, mostrando as coisas positivas e também as desapontadoras, junto a abraços e frases motivadoras.
Por outro lado, a ausência do porto seguro paterno e materno faz com que o trem da solidão descarrilhe completamente. A falta de pertencimento a um mundo reconfortante pode levar a vítima a crer que é desprezível, assim como sua opinião e ideais não são de grande valia.
O medo da rejeição e o pavor do abandono social revelam um ser humano inseguro, com baixíssima autoestima. Por isso, o papel dos pais e educadores no combate ao desrespeito dos colegas é saber e compreender o lado emocional de seus filhos, ouvindo-os mais atentamente, além de observar interferências do bullying na vida deles, como em brigas rotineiras, nervosismo fora do normal e até sentimento de solidão. Dessa forma, fatos antes escondidos e temidos deixam de pertencer apenas ao universo do jovem e passa a fazer parte da família como um todo. Assim, é construído um fortificado elo no combate a esse gesto tão desrespeitador.
VIVA BEM, COM RESPEITO E VALOR AO PRÓXIMO