Olá, pessoal! Hoje é dia de coluna residencial e vou falar um pouco sobre os cuidados e dicas ao se reformar o banheiro. Sei que parece simples, mas devemos pensar em algumas coisas antes de começar a reforma.
A primeira coisa é checar a disposição e o tamanho de todos os elementos (box, bacia sanitária, bancada, armário e banheira) e ver se eles estão de acordo com sua necessidade. É importante conferir isso para não fazer mudanças caras e desnecessárias.
Isso é ainda mais importante em apartamentos, já que as instalações de esgoto são feitas por baixo e podem afetar o teto de gesso do apartamento de baixo. Uma solução muito comum, mas pouco agradável, é fazer a alteração do esgoto por cima do piso para não interferir no apartamento vizinho. Isso cria uma parte mais alta dentro do banheiro, dificultando o acesso e diminuindo a sensação de espaço de um ambiente que já é pequeno.
Nas imagens abaixo você pode ver a planta do antes e depois de um projeto de um banheiro que a Croquiarq realizou no Méier. Neste caso utilizamos outro artifício, uma laje “sanduíche” já existente neste caso, que deixa a tubulação escondida entre o piso do banheiro e o teto do vizinho. Com a mudança do layout a cliente conseguiu um banheiro mais amplo e uma bancada maior.
Outra coisa na qual muita gente não pensa é trocar o encanamento antigo. Normalmente, trocam só o revestimento, deixando tudo lindo por fora, mas as chances de um vazamento aumentam. Trocar tudo gera um custo maior na obra, mas é uma economia a longo prazo. Nesta troca de tubulações é importante se preocupar com a separação da tubulação do chuveiro com as outras, pois num possível vazamento futuro na cuba, por exemplo, você poderá pelo menos tomar banho normalmente. Outra coisa importante é aproveitar a obra para fazer um desenho que mostre o posicionamento de toda a tubulação, dessa forma, você não terá surpresas quando furar as paredes para pendurar prateleiras, armários ou outros acessórios.
Uma dica legal é aproveitar a obra no box para fazer um nicho. Com isso você não precisa apoiar os objetos nos peitoris das janelas. Outra dica para o box é a instalação de uma barra de metal em posição estratégica. Muitos acham que ela é exclusiva para pessoas idosas, mas ela é muito útil para segurança em qualquer idade, principalmente para lavar as pernas e os pés.
Outra preocupação importante em obras de banheiro é a ventilação. Quando não há janela, temos duas opções: instalar uma ventilação mecânica, geralmente através de um ventokit (equipamento instalado no teto para sugar e trocar o ar do ambiente) ou deixar uma tubulação e um afastamento no encontro do teto com a parede para deixar o ar circular. Muitas vezes comete-se o erro de fechar esse afastamento e não colocar o ventokit, deixando o banheiro sem ventilação e muito úmido, aumentando a proliferação de mofo. Investir em um forro em “gesso verde”, próprio para áreas molhadas, também ajuda na luta contra fungos e mofos.
Como banheiros costumam ser cômodos pequenos, uma boa ideia é tentar valorizar o espaço que você tem. Espelhos grandes e portas transparentes no box dão uma sensação de espaço maior no ambiente.
Todas as dicas que dei aqui foram usadas nesse apartamento do Méier, o resultado vocês podem conferir nas fotos de “antes e depois” abaixo.
Por hoje é isso pessoal, espero que as dicas ajudem vocês a pensar melhor antes de iniciar a obra num banheiro. E fiquem ligados nas colunas para conhecer melhor o seu bairro, as lojas que vocês frequentam ou melhorar suas residências.
Para a conversa ficar mais legal, comentem abaixo ou enviem um e-mail sobre as colunas e falem de temas que vocês gostariam de ler aqui. Pode ser um detalhe de decoração ou até mesmo a construção de novos elementos urbanos que melhorem o bairro.
Para conhecer mais sobre a CroquiArq, acesse nosso site e acompanhe também nosso blog.
Revisor de texto: Miguel Peters