Você sabe a diferença entre arrumar e organizar? Não? Então, leia que eu te explico!
Pra começar preciso deixar claro que um ambiente arrumado não é um ambiente organizado!
Como o próprio significado da palavra diz, arrumar é “colocar em ordem”, porém não é organizar.
Organizar é “dispor para funcionar”, “estabelecer com base”.
Para melhor esclarecer, vamos usar como exemplo a principal rua do Méier:
Quem aqui tiver acima dos 30 ou 40 anos irá lembrar como era a Rua Dias da Cruz antes das obras: um caos!
Carros indo e vindo, estacionamentos nas calçadas, fiação aparente… Com as obras da década de 90, onde toda a fiação de energia elétrica passou a ser subterrânea, um canteiro central foi construído (com plantação de palmeiras) e o mobiliário urbano remodelado, a rua ganhou outros ares.
E esta é a diferença! Antes, a rua era arrumada, tinha semáforos, mão dupla, calçadas, porém precisava ser organizada.
Com as obras realizadas, passamos a ter locais adequados e sinalizados para estacionamento, um canteiro central que impossibilita a confusão de carros tão comum antes de sua colocação, e toda uma estética que tornou a rua mais bonita e mais funcional.
Entenderam a diferença? OK, sei que muitos vão pensar que a rua ainda precisa melhorar muito mais.
E vocês tem toda razão! Mas basicamente, a rua foi organizada, o que falta é consciência dos pedestres e motoristas, educação no trânsito, mas esse é outro assunto.
Outro exemplo sobre arrumar e organizar
Sabe quando chegamos ao final de um dia cansativo de trabalho, olhamos nossa mesa repleta de papéis, está quase na hora de ir embora e não podemos deixá-la dessa forma?
O que fazemos? Pegamos todos os papeis, empilhamos e colocamos num canto da mesa para darmos a impressão de ordem.
No dia seguinte, são minutos preciosos revirando a pilha de papeis à procura daquele documento para reunião que vai começar em 10 minutos. Isso é arrumar a mesa!
Se mantivermos cada papel com um destino certo, separado e classificado de acordo com critérios pré-estabelecidos de acordo com a rotina, nada foge do controle. Na hora da reunião o documento estará lá, com fácil acesso e disponível, sem perda de tempo, sem stress e sem correria. Isso é organizar!
Bem, acho que deu pra entender a diferença, certo?
E agora, você quer ser arrumado ou organizado? Pense nisso, e torne seu dia a dia mais produtivo, mais prático e melhore sua qualidade de vida.
Um abraço e até a próxima!